A relação dos dados entre os times de marketing e vendas

Quando falamos sobre uma boa gestão entre os times de marketing e vendas, estamos falando mais especificamente sobre a necessidade da sincronização das atuações dos times, ou seja, a tomada de decisões de maneira...

A relação dos dados entre os times de marketing e vendas

Quando falamos sobre uma boa gestão entre os times de marketing e vendas, estamos falando mais especificamente sobre a necessidade da sincronização das atuações dos times, ou seja, a tomada de decisões de maneira conjunta. E como isso é possível? A resposta é simples: por meio dos dados. 

Vivemos em uma época na qual todas as ações são tomadas em tempo real. No crescente mundo dos negócios e com o poderoso avanço digital, empresas que demoram para se posicionar e decidir estratégias importantes tendem a ficar para trás. 

Quando falamos sobre as equipes de marketing e vendas não é diferente, apesar de ambas desenvolverem trabalhos distintos, a boa comunicação entre os diferentes setores é capaz de impulsionar importantes resultados de diferentes formas

Entretanto, essa integração entre os diferentes setores só é possível quando ambos são orientados por uma cultura Data Driven, na qual as tomadas de decisão são priorizadas a partir dos dados. 

Por que os dados são cruciais para os times de marketing e vendas?

Pense bem, o objetivo de todo negócio é vender mais e conquistar cada vez mais clientes. Para alcançar esse objetivo é indispensável que toda jornada de compra seja focada na experiência do cliente, ou seja, a atenção deve ser fundamental desde o momento no qual o lead demonstra interesse até depois do pós-venda

Partindo dessa premissa, é essencial que ambos os times trabalhem e desenvolvam estratégias com base em informações consistentes. Por exemplo, se você busca fidelizar um cliente, o desenvolvimento de promoções personalizadas é uma boa alternativa, já que as ofertas segmentadas levam em consideração o histórico de compra dos clientes. 

E como isso é possível? Com os dados!

Extraindo e organizando os dados coletados é possível definir quais estratégias em andamento têm trazido o retorno esperado e quais não atingiram as metas estabelecidas. Assim como qual produto ou serviço chamará mais a atenção de cada cliente.

Alguns outros benefícios da integração dos dados são:

  • Aumento mútuo de conhecimento entre os setores
  • Melhor aproveitamento das oportunidades de negócios 
  • Cultura organizacional eficiente 
  • Maior faturamento 
  • Maiores chances de aumentar o escopo de clientes 

Como manter marketing e vendas alinhados? 

Quem é gestor entende bem que nem sempre a integração das equipes é uma tarefa fácil, afinal, muito além de colaboradores de diferentes setores, esses profissionais possuem diversos desafios cotidianos e nem sempre o compartilhamento de informações é fácil. 

Assim, a utilização de algumas práticas simples faz total diferença no que se refere ao compartilhamento de informações relevantes e a boa relação entre as equipes, como:

  • Desenvolver uma rede de gerenciamento de relatórios entre os times
  • Realizar reuniões periódicas para alinhamentos básicos
  • Definir bem os estágios de venda e marketing levando em consideração o funil de vendas 
  • Estabelecer metas mensais ou quinzenais e aperfeiçoá-las com o passar do tempo

Quando falamos sobre a relevância dos dados no que se refere aos processos organizacionais no dia a dia, estamos falando sobre uma gestão que busca simplificar processos. Em outras palavras, extrair e destrinchar dados tem que ter como objetivos torná-los em informações mais fáceis de serem lidas e colocadas em prática. 

Simplificar é a palavra-chave!

Como já citado anteriormente, os dados trouxeram um novo olhar sobre o marketing e vendas. Essa prática trata-se de uma necessidade para empresas que buscam se destacar no mercado, além de auxiliar negócios que buscam entender melhor os clientes e as respectivas jornadas de compra. 

Pensando neste amplo universo dos dados, desenvolvemos esse ano o evento Data Driven Decision, no qual trouxemos diversos especialistas em tecnologia, inovação, marketing e vendas para apresentar a necessidade de diferentes negócios se adaptarem a uma cultura orientada por dados. 

Além de ensinar metodologias e técnicas, trouxemos as tendências e novidades desse setor em debate extremamente informativo. 

Para aprender a simplificar processos, automatizar ações, implementar uma cultura orientada por dados e unir suas equipes em prol de resultados promissores, atendendo aos desafios do mercado, assista ao evento Data Driven Decision. 

Ao todo, são mais de 15h de conteúdos exclusivos. Você está pronto para dar um mergulho no universo dos dados? Para acessar o Data Driven Decision, basta clicar no botão abaixo:

marketing e vendas

Contato//

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.