Como a automatização de processos organizacionais pode impulsionar o crescimento da sua empresa

Todas as organizações, independentemente do tamanho, lidam com uma vasta quantidade de carga operacional ao longo do dia a dia. Então, por que não utilizar a automatização de processos para otimizar tempo e...

Como a automatização de processos organizacionais pode impulsionar o crescimento da sua empresa

Todas as organizações, independentemente do tamanho, lidam com uma vasta quantidade de carga operacional ao longo do dia a dia. Então, por que não utilizar a automatização de processos para otimizar tempo e facilitar o trabalho dos profissionais?

Essa metodologia consiste na utilização da tecnologia como aliada durante a realização de atividades, que antes eram feitas de maneira estritamente manual.

Existe uma associação errônea que a automatização de processos tem como objetivo substituir a mão de obra humana. Entretanto, ela surgiu com a finalidade de auxiliar as atividades cotidianas. 

Pense em quantas atividades da sua organização podem ser automatizadas. Às vezes, a simples coleta e armazenamento de dados implica em uma grande mudança na gestão organizacional do seu negócio. 

Porém, para que a automatização de processos traga os resultados esperados, é essencial que sua implementação seja realizada de forma estruturada, levando em consideração algumas características da sua empresa. 

Como implementar a automatização de processos?

Implementar a automatização de processos envolve entender quais demandas devem ser automatizadas e quais ainda devem ser realizadas por mão de obra humana. Assim, o tamanho da empresa e a segmentação são fatores que devem ser levados em consideração. 

Acompanhe algumas dicas a seguir:

Compreenda as necessidades do seu negócio

O primeiro passo é identificar quais processos podem se tornar automáticos e quais pontos devem ser considerados. 

Por exemplo, empresas do segmento B2B (Business to business), necessitam de relatórios de estoque bem específicos, com dados e informações que sejam relevantes, como: quantidade de produtos, quais produtos necessitam de reposição, prazos de entrega e rastreamento facilitados, entre outros. 

Pequenas informações, que em muitos momentos parecem simples, quando unidas podem ser valiosas e mudar a forma como uma organização vende e compra determinados serviços e produtos. 

Assim, nesta etapa, entenda o fluxo de trabalho de sua empresa, e a partir disso será possível identificar quais são os fluxos de gargalos produtivos e como isso impacta no resultado final. 

Defina a melhor solução

Planejamento é fundamental, entretanto, definir a melhor solução de acordo com a sua necessidade é outro ponto que merece a devida atenção. 

Neste momento, identifique as prioridades do seu negócio, a atuação dele no mercado e o nível de qualidade dos serviços ou produtos oferecidos. 

Ofereça treinamentos 

Muitos profissionais que estão adaptados aos processos manuais necessitam de treinamento para se acostumar à automatização de processos. Por isso, fique atento às necessidades deles. 

A automatização de processos não é algo que acontece do dia para noite. É necessário atenção e boa comunicação para garantir que tudo saia conforme o previsto. 

Neste treinamento, portanto, é essencial que todas as dúvidas sejam sanadas e que os profissionais se sintam seguros ao utilizar as tecnologias implementadas. 

Monitorar os resultados é essencial 

A evolução digital não para, por isso não é incomum a necessidade de mudar alguma técnica ou implementar uma nova tecnologia com o objetivo de incorporar a automatização de processos do seu negócio. 

Para definir quais pontos necessitam de melhora e quais estão tendo o retorno esperado, é indispensável monitorar os resultados. Portanto, defina métricas e acompanhe os resultados ao longo de todo o processo. 

Os benefícios da automatização de processos

Uma das principais motivações para optar pela automatização de processos é a facilidade do acesso à informação que essa técnica permite. Ou seja, todos os colaboradores conseguem acessar informações importantes em tempo real, o que é um verdadeiro diferencial diante da competitividade atual do mercado. 

Entre outros benefícios, destaca-se:

  • A redução de custos
  • Possibilidade de uma gestão segura e eficaz 
  • Otimização de tempo
  • Impulsionamento da produtividade 
  • A padronização de tarefas 
  • A competitividade da empresa 

Todos os pontos acima colocam o seu negócio em constante observação, facilitando o aperfeiçoamento de procedimentos e proporcionando mais agilidade no atendimento. 

Automatização de processos x o uso dos dados 

Uma coisa é clara: não há como implementar processos automáticos se não existir uma análise de dados eficiente. 

Por isso, a automatização está diretamente relacionada à coleta e análise das informações do seu negócio. Ou seja, os dados são fatos cruciais para a tomada de decisões. 

Não à toa, realizamos um evento online e gratuito intitulado Data Driven Decision, no qual reunimos especialistas para debater sobre o amplo universo dos dados. 

Trouxemos as novidades e tendências do setor e ampliamos o olhar das organizações em relação a maneira como os dados podem ser utilizados no dia a dia. 

A automação de processos e a tomada de decisões mais assertivas no mundo dos negócios está diretamente relacionada ao uso dos dados de maneira inteligente. 

Para compreender melhor como implementar uma cultura orientada por dados, assista ao evento Data Driven Decision e tenha insights valiosos para o seu negócio. 

automação de processos

Contato//

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.