• Home
  • Soluções
  • O que fazemos
    • Branding
    • Conteúdo
    • Desenvolvimento Web
    • Estratégia e Planejamento
    • Eventos online
    • Funil de Vendas em Y
    • Gestão de Mídia Social
    • Growth: SEO, CRO e BI
    • Inbound Marketing
    • Mídia e Performance
    • Outbound 2.0
  • Cases
  • Insights
    • Blog
    • Hub de conteúdo
  • Funil em Y
  • Propósito
  • Be Layer
  • Contato
  • Home
  • Soluções
  • O que fazemos
    • Branding
    • Conteúdo
    • Desenvolvimento Web
    • Estratégia e Planejamento
    • Eventos online
    • Funil de Vendas em Y
    • Gestão de Mídia Social
    • Growth: SEO, CRO e BI
    • Inbound Marketing
    • Mídia e Performance
    • Outbound 2.0
  • Cases
  • Insights
    • Blog
    • Hub de conteúdo
  • Funil em Y
  • Propósito
  • Be Layer
  • Contato
Aceleramos o crescimento de empresas utilizando estratégias de Marketing e Vendas, análise de dados e otimização de resultados, produção de conteúdo e campanhas com foco em performance.
(11) 97031-2744 contato@layerup.com.br
  • Inbound Marketing
  • Marketing Digital
  • SEO

Autoridade de domínio em SEO: descubra o que é e como utilizá-la

O que é autoridade de domínio? O SEO vem sendo trabalhado dentro das empresas, e muitas delas andam querendo saber o que significa autoridade de domínio, termo que até há algum tempo passava desapercebido e longe...

Post anterior
Próximo post
  • A Agência Layer Up
  • Apps
  • Business Intelligence
  • Case de sucesso

Autoridade de domínio em SEO: descubra o que é e como utilizá-la

O que é autoridade de domínio?

O SEO vem sendo trabalhado dentro das empresas, e muitas delas andam querendo saber o que significa autoridade de domínio, termo que até há algum tempo passava desapercebido e longe de qualquer cogitação para quem trabalhava na área.

Porém, com o aumento do fluxo e das estratégias criadas em torno desta ferramenta, o recurso ganhou espaço nos manuais de rotinas das empresas.

Antes de falarmos sobre o que é autoridade de domínio, é preciso expor alguns dos conceitos mais básicos do SEO. Além daqueles fatores da estrutura que determinam o posicionamento de um site nos mecanismos de buscas, existem outros fatores em cada página, e eles podem ser fatores internos (Fatores On Page) ou então externos (Fatores Off Page – Link Building). 

Voltando a falar sobre o assunto que está em foco, a autoridade de domínio no SEO funciona como uma métrica capaz de avaliar uma série de fatores Off Page, atribuindo, assim, menor ou maior relevância em relação a outros sites que estão presentes no banco de dados desses mecanismos de buscas, como o Google.

O conceito de autoridade de domínio pode ser também chamado de DA – Domain Authority. Traduzindo, é uma métrica que define o grau de importância de um determinado domínio, levando em consideração os fatores Off Page como o de links que apontam a qualidade e o próprio domínio em si, mostrando a relevância que cada um desses domínios possuem.

Quais fatores influenciam a autoridade de domínio?

Inúmeros critérios são levados em consideração para determinar quais os fatores que influenciam a autoridade de domínio.

Para facilitar, iremos citar abaixo alguns desses fatores que podem influenciar o uso desse recurso para melhorar os resultados de sua empresa:

  • Análise Distributiva

  • Diversidade entre os Links

  • Qualidade dos Inbound Links

  • Reputação do Site

  • Padrão Temporal

  • Idade do Domínio

  • Links que apontam para o Site

Como viram acima, este trabalho não é nada fácil de ser realizado. A verdade é que vale muito mais a pena investir em boas práticas de SEO do que se preocupar com a manipulação desses indicadores. Para saber a autoridade de domínio, estão espalhadas na internet diversas ferramentas. Uma delas é o Open Site Explorer, que além de passar essa informação, também incorpora outros importantes indicadores para que se possa analisar individualmente páginas e sites.

Se você ainda não se familiarizou muito com a autoridade de domínio, aí vai um alerta: ele não é daquele tipo de indicador que pode ser analisado de forma individual e nem serve como referência única para a avaliação da relevância de determinado site, o que faz com que muita gente utilize a ferramenta de maneira errada e acabe não conseguindo atingir os resultados esperados.

É importante lembrar sempre de que a autoridade de domínio não deve ser considerada como um recurso de acompanhamento a prazos curtos, pois para que sua análise seja concluída são atribuídos cálculos que levam em consideração uma extensa lista de variáveis, o que faz o recurso sofrer constantes oscilações.

Conclusão

Se conseguir entender que a autoridade de domínio funciona a média e longo prazo, esse recurso será visto pela sua empresa como um indicador de refinamento e produtividade no trabalho de otimização, o que não acontece quando se quer basear em resultados adquiridos a curto prazo, pois, como já foi dito, as estatísticas apresentadas, por sofrer oscilações, acabam não sendo confiáveis para o uso.

É importante ter em mente o significado de autoridade de domínio e entender como essa ferramenta funciona para não correr o risco de sua empresa cair em armadilhas de relacionamento com os clientes nas estratégias de links building. Basta prestar atenção e fazer um bom planejamento e pesquisa antes para que tudo saia como foi esperado e almejado por seu negócio.

5 Dicas para aumentar a sua lista de e-mails com Estratégias Incríveis
Escrita Criativa? Como Desenvolver essa Habilidade?
O que aprendi sobre Planejamento Estratégico fazendo um mochilão pela Europa


AUTOR //Samira Cardoso

Co-fundadora e CEO da Layer Up, Agência Digital com foco em Transformação Digital. Graduada em Comunicação Social, MBA em Marketing, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School.

O Post não tem posts relacionados no momento

A EVOLUÇÃO DIGITAL
NÃO ESPERA

A cada dia que passa, seu negócio perde a chance de ter destaque no mercado por falta de análise, mensuração e visão estratégica. Sua marca ainda quer ser parte do futuro?
Então comece a mudança hoje mesmo: ser ousado é parte do jogo.

Transforme os seus resultados com a Layer Up. Somos uma agência digital premiada pelos cases e resultados de alto impacto que geramos para os nossos clientes. Criamos soluções de marketing e vendas para acelerar o crescimento de negócios B2B e B2C.

Rua Cerro Corá, 585 | Torre 1 Salas 101, 103, 105, 106, 107 e 109 Alto de Pinheiros - São Paulo | SP - Brasil

(11) 97031-2744 contato@layerup.com.br

Layer Up Digital | CNPJ: 20.550.298.0001-10 | © 2020 - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Contato//

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.

      Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Clique em aceitar ou leia nossa Politica de privacidade