Buzz Marketing: entenda o que é e como aplicá-lo

Você já foi impactado pelo buzz marketing e talvez não tenha percebido. É exatamente por isso que decidimos fazer um conteúdo explicando como essa estratégia é tão efetiva para aumentar o engajamento e impacto...

Buzz Marketing: entenda o que é e como aplicá-lo

Você já foi impactado pelo buzz marketing e talvez não tenha percebido. É exatamente por isso que decidimos fazer um conteúdo explicando como essa estratégia é tão efetiva para aumentar o engajamento e impacto de uma marca.

A técnica tem como intuito captar a atenção do público-alvo por meio de uma campanha com gatilhos mentais que gerem efeito e façam as pessoas comentarem.

Isso porque, ao colocar seu produto ou serviço na boca e na lembrança das pessoas, a sua marca obtém resultados de curto, médio e longo prazo.

Por dentro do buzz marketing

O buzz marketing, como dito acima, visa colocar uma marca ou produto em destaque por meio de comentários. Mas, para que isso aconteça e o sucesso esperado venha, há um grande planejamento – um estudo profundo e completo sobre a persona, estruturação de estratégias e a escolha de qual é a melhor maneira de executar a ideia.

A estratégia também pode ter um viés negativo. E pasme – isso pode estar totalmente dentro do esperado e até mesmo acabar ajudando a marca.

É claro que existe um limite entre causar impacto e fazer piadas ofensivas ou abordar conteúdos de maneira irresponsável. Por isso, frisamos a importância de estudar muito bem os gostos do seu público e qual é a melhor maneira de abordá-lo com responsabilidade.

Buzz marketing e a era digital

Com a chegada da internet, o início da transformação digital e a popularização das redes sociais, ficou ainda mais fácil montar estratégias de buzz marketing.

Isso porque as redes sociais são canais de comunicação em que os usuários comentam sobre os assuntos do momento, trocam experiências e são atingidos com mais facilidade e menos custo.

Mas vale lembrar que, mesmo com o rápido alcance e engajamento, você ainda deve ter um plano de ação eficiente se realmente quiser causar impacto.

Lembre-se de que o buzz marketing não consiste em atingir o máximo de pessoas possível, mas em atingir um público específico, que está de acordo com a identidade e projeção da marca.

Aplique a estratégia com eficiência

Agora que você já sabe o conceito do buzz marketing, vamos mostrar como é possível aplicar essa estratégia em seu negócio, independente do segmento.

Mark Hughes, um dos especialistas na técnica, identificou os botões do buzz, que são quase como gatilhos e podem ser utilizados para atingir o objetivo determinado pela marca.

Não é necessário utilizar todos em uma mesma campanha e é importante estudar a maneira correta de inseri-los em sua comunicação.

Tabu

Esse botão é utilizado quando uma campanha tem o intuito de falar sobre um assunto que gere debate e dá ao público a opção de escolher lados. 

Não confunda-o com polêmica. Desmistificar tabus é ótimo e posiciona sua empresa, mas todo cuidado é necessário em sua aplicação.

Incomum

O botão do incomum apresenta um produto totalmente inovador e disruptivo, algo nunca visto antes em sua categoria, com uma nova abordagem. 

Novamente, reforçamos a responsabilidade necessária para cumprir tudo o que foi proposto no anúncio, mantendo um buzz positivo, gerando conversões.

Extraordinário

Como o próprio nome já diz, o botão do extraordinário traz uma imensa satisfação dos clientes em conjunto com o resultado positivo da estratégia – seja ela voltada para a própria campanha ou para o lançamento de um produto.

Chocante

O chocante gera repercussão, comentários, impacto. Use do diferente em suas campanhas.

Hilário

O que nos alegra e nos traz bons sentimentos é algo que nos cativa, certo? Por isso, campanhas engraçadas e cômicas nos chamam a atenção e, consequentemente, geram muitos comentários.

Segredo

Somos naturalmente curiosos e quando algo misterioso nos chama a atenção, ficamos presos naquele conteúdo até que o segredo seja revelado.

Então esse é um botão que, além de prender a atenção do público, atrai participações e gera engajamento até o último instante.

Esteja sempre atento!

O buzz marketing é uma ótima estratégia, traz muito resultado, mas precisa ser utilizada com cuidado.

Ao prender a atenção do público, gerar um mistério, soltar pistas, fazer algo impactante, é importante manter a qualidade na entrega para não levar o título de empresa ou marca que faz propaganda enganosa.

Portanto, cuidado para não quebrar as expectativas do seu público ao não entregar algo tão surpreendente quanto o que foi anunciado. 

Lembre-se que é a imagem do seu negócio que está em jogo e precisa ser muito bem trabalhada perante ao público.

Qual é o resultado?

Faça com que o buzz marketing seja realizado de maneira natural e criativa – provocativo na medida certa – e colha os frutos de uma estratégia bem executada.

Os resultados são obtidos a curto, médio e longo prazo. Quando bem sucedido, o buzz marketing gera anos de lembrança na mente do público, garante engajamento duradouro, visibilidade e o mais importante: conversão.

Quando a entrega é realizada com êxito, os comentários positivos se intensificam e influenciam na tomada de decisão de outras pessoas que buscam por informações confiáveis antes de ter qualquer iniciativa.

Mas, além de atrair clientes, que tal fidelizar os seus? Confira nosso blogpost gratuito sobre o assunto, com dicas exclusivas:

 

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