Por dentro do case

A RD Station é a maior plataforma de marketing e vendas da América Latina, líder em softwares de automação de marketing e vendas, ao todo, tem mais de 35 mil clientes.

Atualmente, a RD Station disponibiliza duas ferramentas: a RD Station Marketing, responsável por automatizar e gerenciar o marketing digital, e a

RD Station CRM, que controla todo o processo comercial e melhora a gestão e performance da equipe de vendas.

Para alcançar mais clientes e se manter à frente de seus concorrentes, em 2021, a RD Station, em parceria com a Layer Up, desenvolveu três novas campanhas.

Unindo nossa visão estratégica de mercado com o amplo conhecimento no setor digital, apoiamos no conceito e planejamento de cada uma delas, desde o key visual, passando pelo branding e branded content, até a escolha das plataformas/veículos que seriam utilizadas para a divulgação de cada campanha.

1.
Campanha Go Mainstream - Media Play

Criação de conceito

Desenvolvimento da ID

Roteiro para vídeo

Desenvolvimento de ações

2.
Campanha do CRM Pro

Criação de conceito

Peças de social

Roteiro para vídeo

3.
Campanha do Dia do Cliente

Criação de conceito

Desenvolvimento da ID

Roteiro para vídeo

Por onde começar?

//conceito

“Não se conquista clientes com bons resultados, mas sim, com boas experiências”

//expectativa

Gerar resultados de valor impacta diretamente na estrutura comercial de qualquer negócio, promovendo o alcance de mais clientes e fidelizando os atuais. Partindo disso, unimos esforços com a RD Station para identificar as reais necessidades das empresas quando falamos sobre Marketing e Vendas, e desenvolver estratégias para sair da bolha e atingir novos públicos.

//objetivo da campanha

O primeiro passo para a criação de qualquer campanha é compreender os objetivos e público-alvo do cliente, além de identificar seu nicho de mercado e estruturar estratégias que, de fato, tragam resultados. Como construimos uma parceria de longa data com a RD Station, nesse primeiro momento priorizamos conectar os objetivos da marca com uma estratégia que gerasse resultados vde alor e impacto. Por isso, na primeira etapa de imersão realizamos diversas Sprints Criativas, Unindo a criatividade e originalidade dos dois times.

Primeiro passo para criar campanhas

Logo no início, a equipe da RD Station surgiu com um conceito criativo, que mais tarde abraçaria todas as outras campanhas e ações no ano de 2021, e então, começamos nosso trabalho em parceria com a plataforma sob o seguinte direcionamento:

//campanha 03

Campanha CRM Go Mainstream

“Não adianta apenas buscar crescimento, é preciso trabalhar com eficiência”

A RD Station queria sair da bolha: expandir seu posicionamento para novos públicos, ampliar sua audiência e ativar influenciadores, não só para o momento, mas pensando também a longo prazo. A partir disso, desenvolvemos um MVP — um primeiro flight de uma campanha pensada para durar muito mais, contando novas histórias e apresentando novas estratégias a cada ano. Assim, as ações desenvolvidas neste primeiro momento tinham foco em:

Branding

Awareness

Expansão do Público

O que Crescimento Previsível
tem a ver com o seu negócio?

A RD Station desejava se posicionar como uma empresa referência quando o assunto é “Marketing e Vendas”. A ideia foi o desenvolvimento de um conceito que abordasse o “Crescimento Previsível", o método usado para que uma empresa amplie seus negócios de forma saudável e segura. O Crescimento Previsível, como o próprio nome supõe, se baseia no
SLA entre o marketing e vendas, alinhamentos atrelados à métricas para coletar e analisar dados de forma a compreender quais ações e estratégias terão mais eficiência. Então, são estudadas informações internas e externas do negócio, para identificar os melhores direcionamentos para o futuro.

Conceito

Pensando nesses objetivos, o time da RD Station chegou em um conceito criativo que expressa tudo isso por meio de uma analogia com a gastronomia e da afinidade que as pessoas têm com ela. Assim como na gastronomia, o crescimento é conquistado com base em métricas, medidas certas, no tempo certo e no alinhamento entre as equipes.

Para dar certo, qualquer receita precisa ser seguida à risca e, no mundo dos negócios, não é diferente. Afinal, prevendo o crescimento você cria novas oportunidades.

A campanha contou com a participação do chef Leo Abreu, que revelou a receita de sucesso para o crescimento estruturado de uma empresa, por meio do processo da gastronomia.

Hoje não basta apenas ter sede de crescimento e gerar muitos leads; para ter sucesso e se destacar é preciso agir com eficiência. Marketing e Vendas precisam trabalhar juntos. É como na cozinha, não basta apenas saber cozinhar, é preciso ter bons equipamentos, os melhores ingredientes, saber as medidas certas, controlar a temperatura correta, trabalhar com eficiência e com os times em sintonia. Essa é a receita dos melhores chefs. Essa também é a receita das empresas que sabem vender e conquistar seus clientes.

Peças de Social

Media Play

Depois da linha conceitual e peças prontas, entramos com nossa expertise em Digital para escolher os canais onde tudo isso seria divulgado; assim surgiu a estratégia de Media Play, a parte tática da campanha Go Mainstream.

Já existia um projeto de mídia desenhado pela equipe da RD Station, nosso papel foi aprofundar esse planejamento e complementar a estratégia para que se tornasse o core da campanha.

Quando a gente começa a trabalhar um conceito novo para um produto novo dentro da plataforma da RD Station, é legal também trazer novos canais e influenciadores para expandir o público que pode falar sobre isso. Mas antes de expandir, é preciso testar se o retorno disso também será positivo. E isso é o MVP de Media Play.”

Propósito

A grande ideia de Media Play foi criar uma estrutura de parceiros composta tanto por veículos que são autoridade em áreas como negócios, tecnologia e inovação, como também influenciadores que conversam com esses segmentos ao mesmo tempo que conversam com o público desejado. O objetivo era consolidar o posicionamento de Crescimento Previsível e estourar a bolha em que todo mundo já sabe quem é a RD, para impactar novos públicos.

Esta primeira fase se desenvolveu na forma de um amplo estudo sobre esses parceiros em potencial — tanto veículos, como influenciadores — e serviu para entender quais fazem sentido e quais não.

Assim, buscamos e acionamos parceiros estratégicos em diversos canais e veículos, para mapear e selecionar quais fariam parte da estratégia. É importante ressaltar que um dos princípios para compor esse elenco foi o equilíbrio entre amplitude e autoridade. Era preciso falar com grandes veículos, que possuem ampla audiência, mas também com veículos de nicho, que retém exatamente o público que queríamos alcançar.

Um trabalho em colaboração

Ao todo, nosso time de Planejamento realizou ativações com + de 40 influenciadores, entre macro e micro, grande e médio porte, infoprodutores e vários outros players. Nosso time de Estratégia também acionou 15 veículos e mais alguns perfis ativados através da Squid, nossa parceira estratégica de influenciadores. Ao final desse processo, chegamos aos seguintes nomes:

Veículos:

Aqui você confere alguns perfis ativados pela estratégia:

Para todos os influenciadores, enviamos um manual em forma de press kit, com todas as diretrizes sobre o que falar, o que não falar, quais dados poderiam ser divulgados e quais deveriam ser tratados com mais sensibilidade. O conteúdo desenvolvido por eles foi diverso e muito bem recebido pelo público:

A estratégia de Media Play foi lançada em paralelo ao RD Hostel, evento que a RD Station promoveu em outubro de 2021. Desde o warm up e até o pós-evento, rodamos o MVP com branded contents e social media, newsletters e banners, sempre divulgando o evento e os materiais produzidos com o Chef Leo Abreu.

Esta etapa foi essencial, não somente para gerar buzz para o RD Hostel, mas, principalmente, para chamar atenção sobre o conceito do Crescimento Previsível, que continuaria mesmo depois de o evento acabar.

Peças de Display

//campanha 02

Campanha CRM PRO

“Ganhe mais tempo para vender mais”

A segunda campanha que surgiu dessa parceria, tinha o propósito de divulgar o CRM PRO, o novo plano de CRM da RD Station. A versão PRO, que é paga, tem como principal função aumentar a produtividade comercial das empresas, com + automação de vendas e + relatórios exclusivos.

Propósito

Criar uma campanha para anunciar o novo plano da RD Station: o CRM PRO

Objetivo principal

Atrair mais empresas para a RD, utilizando o nosso produto avançado

Objetivo secundário

Gerar awareness

Desafios

O principal desafio era comunicar os diferenciais deste serviço para profissionais com muita experiência e maturidade em vendas, que, inclusive, já faziam a gestão de suas equipes e processo comercial, mas apresentavam grande potencial de aprimoramento. A campanha também apresentou a oportunidade de divulgar o CRM PRO como uma proposta de upgrade aos clientes que já possuíam o CRM RD Station.

Conceito

Ser mais produtivo com eficiência e qualidade em cada entrega é essencial. Com o CRM Pro essa já é uma realidade possível. O novo recurso da RD Station permite a otimização de processos do dia a dia, gerando mais produtividade e oportunidades de venda.

Por isso, definimos o conceito: “Seja PRO”. Afinal, ter mais PROdutividade e PROficiência é a porta de entrada para conquistar mais eficiência e inteligência comercial.

Em qualquer ambiente profissional ou processos em equipe, buscamos e precisamos ser mais para conseguir destaque e boas avaliações: mais ágeis, mais assertivos, mais alinhados... assim, também buscamos ser PRO: profissionais, proativos, provocativos e proficientes.

O PRO é status. É mostrar que você é ousado e inovador. Que está um passo à frente nos processos e sabe o que a sua empresa quer e, ainda mais, o que ela realmente precisa.”

Com o conceito validado, criamos toda a campanha em parceria com o time da RD Station, desde o KV até o desdobramento de todas as peças, incluindo um vídeo roteirizado pela Layer Up e produzido pela RD Station, demonstrando a sinergia dessa parceria.

Processo de criação

Peças de Social

//campanha 01

Campanha do Dia do Cliente

“Amplifique sua voz”

A RD Station queria inovar junto aos seus parceiros e transformar a relação cliente-empresa, reconhecendo cases de marketing e vendas de destaque. Para isso, participamos da construção do conceito do 1º Prêmio de Clientes RD Station e o processo foi pura criatividade.

Objetivo

O objetivo da campanha era engajar os clientes da RD Station fortalecendo o relacionamento da empresa com eles. A ideia era analisar os dados de cada participante e avaliar aqueles que tiveram mais destaque. Assim, além de reconhecer os clientes que se destacaram, definimos cinco categorias:

Melhor Case de Marketing e Vendas

Melhor Case de Transformação Digital

Time de Marketing de Destaque

Time de Vendas de Destaque

Máquina de Geração de Demanda Recorrente

Expert em Qualificação de Oportunidades para Vendas

Processo
de criação

O mote escolhido para a campanha foi “Amplifique sua voz”, porque a RD Station queria mostrar que, para eles, o que o cliente tem a dizer tem muito valor e, por isso, ele merece — e deve — ser ouvido.

Já a identidade visual precisava transmitir a fluidez necessária para este tipo de comunicação. Por isso, as ondas sonoras foram escolhidas como elemento visual, não somente pela sensação de movimento constante, mas também pela representação da voz de cada cliente de forma eficaz, além de ser convidativo para que suas histórias sejam contadas.

O movimento das ondas reforça o conceito de comunicação, vozes e pluralidade, proporcionando harmonia entre as peças estáticas e animadas e formando, então, o KV perfeito.

Peças de Social

Outros cases
Imagem ilustrativa do background

Nosso objetivo principal é gerar bons resultados

//caSeS

Como agência digital, levamos inovação, lucratividade e posicionamento para empresas de diversos segmentos todos os dias. Desenvolver cases de sucesso faz parte da nossa cultura.

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Um aumento de 182% em pedidos

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Descubra como a Layer Up aumentou o número de pedidos da BR Spices em 182% em um período de um ano de parceria
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Meta anual batida em 103,19% ainda em agosto

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Como a Layer Up aumentou em 170% o número de inscrições em curso da Faculdade Santa Casa
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Descubra, em detalhes, os serviços de marketing, vendas, gestão e customer success que a Layer Up aplica e entenda como podemos revolucionar sua marca.

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