Como implementar uma cultura Data Driven

A cultura Data Driven já é um assunto bastante falado dentro do mundo dos negócios, basicamente ela se caracteriza por processos que são orientados a partir dos dados.  Antes da tomada de qualquer decisão...

Como implementar uma cultura Data Driven

A cultura Data Driven já é um assunto bastante falado dentro do mundo dos negócios, basicamente ela se caracteriza por processos que são orientados a partir dos dados. 

Antes da tomada de qualquer decisão estratégica, seja o lançamento de algum produto no mercado, o replanejamento de alguma marca ou empresa, ou até mesmo o melhor formato para realizar um post nas redes sociais, usa-se os dados coletados para analisar quais as melhores estratégias e métricas a seguir. 

Quando falamos sobre dados, muitas empresas têm certo receio de adentrar esse universo, que de início pode parecer assustador, mas na realidade, é bem mais fácil do que parece. Principalmente, porque atualmente já existem inúmeras ferramentas de automação que destrincham os dados, tornando-os muito mais fáceis de serem lidos. 

Ou seja, a cultura Data Driven pode ser utilizada e implementada por todas as áreas de uma empresa, independentemente do tamanho e modelo de negócio que você tiver. 

Um bom exemplo disso são as equipes de marketing e vendas, que podem entrar com maior embasamento em relação às necessidades e preferências de cada cliente, quando há métricas que identifiquem essas necessidades. 

Outra área que tem muito a ganhar, é o Recursos Humanos — o famoso RH. Por meio dos dados, é possível identificar a produtividade dos colaboradores e incluir esses indicativos em avaliações de desempenho. Ou, traçar novos meios para impulsionar a integração das equipes e, consequentemente, a produtividade dos funcionários. 

Empresas que já utilizam a cultura Data Driven colhem inúmeros resultados. Segundo pesquisa do Google com o Boston Consulting Group, oito indústrias de diversos países europeus já são 30% mais eficientes e obtiveram 20% de aumento após adotarem a análise de dados em seus processos empresariais

Benefícios da cultura Data Driven

Redução de custos

Quando há a implementação de processos orientados por dados, os colaboradores contam com uma gestão mais bem elaborada. Tendo a tecnologia como uma importante aliada durante a tomada de decisão. 

Assim, uma vez que os profissionais utilizam os dados como direcionamentos, os resultados tendem a ser mais promissores. 

Prova disso, é um estudo realizado pela revista Harvard Business Review, após analisar 1.000 empresas da Lista da Fortune — lista anual publicada pela revista Fortune que contém as maiores corporações americanas por receita fiscal —, 48,4% das organizações afirmaram que conseguiram diminuir custos ao implementar uma cultura Data Driven. 

Otimização de processos 

Negócios, independentemente do tamanho, realizam diversos tipos de atividades diariamente e lidam com inúmeros processos, o que demanda muito tempo e disposição dos profissionais. 

Com uma cultura Data Driven, diversos problemas podem ser solucionados de maneira prática por meio de informações consistentes e que estão alinhadas com o momento atual do mercado, levando em consideração os seus concorrentes. 

Capacidade de predição 

A predição se caracteriza como uma forma de prever alguns processos futuros e seus possíveis resultados. 

Não é tão difícil assim, pense no comércio de eletrônicos ou roupas, sempre que chega os dias que antecedem datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia das Crianças ou o Natal, eles têm um aumento no faturamento e, consequentemente, na demanda de produtos e serviços. 

Assim, é sabido que todos os anos durante esses períodos é necessário a contratação de novos profissionais para dar conta das vendas. 

Porém, com a cultura Data Driven é possível prever as porcentagens exatas, ou mais próximas possíveis, e investir justamente nas principais necessidades do seu negócio. Por exemplo, se há a necessidade de contratação de novos funcionários, se os produtos em estoque são suficientes, entre outros. 

Como aderir uma cultura orientada por dados 

Agora que você já conhece os diferenciais de ter uma cultura orientada por informações consistentes e como isso pode impactar na sua receita, é hora de colocar em prática. 

Para aderir ao data analytics em seu negócio, é importante seguir alguns passos, que mesmo aparentando serem simples, são cruciais para o seu sucesso, vamos lá:

Estruturação dos dados

O primeiro passo é organizar a origem dos dados. Talvez você não repare num primeiro momento, mas os números gerados pelo seu negócio vêm de diversos lugares. Neste momento, é necessário coletá-los e organizá-los (CRM, sistema ERP, vendas, marketing, dados do mercado, entre outros), a fim de ter um maior controle sobre eles.

Ferramenta de trabalho 

Nesta etapa, a prioridade é separar as ferramentas mais adequadas para trabalhar com os dados. Assim, ela deve ter suporte para as principais funcionalidades, como Machine Learning, Automação de Processos e integração com diferentes serviços. 

Capacitação profissional 

Bom, de nada adianta contar com ferramentas eficientes, se você não capacita sua equipe para a realização deste trabalho. É necessário ter profissionais especializados para manipular os dados, desenvolver modelos e destrinchar informações.

Por isso, nesta etapa, programas de treinamento e cursos são dispensáveis.

Proteção dos dados

A última, mas não menos importante etapa, diz respeito à proteção das informações que são coletadas. Por isso, é fundamental investir na proteção dos dados, por meio de controle de acessos, firewalls, entre outros. 

Para uma cultura Data Driven funcionar, é essencial que os dados estejam sempre disponíveis aos colaboradores, mas ao mesmo tempo, necessitam estar seguros.

 

Data Driven Decision: é hora de dar um mergulho no universo dos dados

Como vimos acima, os dados são fatores cruciais para a tomada de decisão dentro das organizações.

Com essa premissa, realizamos o evento online e gratuito Data Driven Decision, no qual reunimos uma série de especialistas para debater sobre o universo dos dados. Além das novidades e tendências, apresentamos um novo olhar sobre a forma de captar, analisar e desenvolver os dados de maneira mais eficiente no dia a dia. 

Quer conferir o que rolou no evento e ter insights valiosos para o seu negócio? Acesse o Data Driven Decision e descubra os diferenciais de implementar uma cultura Data Driven. 

cultura Data Driven

Contato//

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.