Descubra o que é Data Storytelling e como aplicá-la em seu negócio

O Data Storytelling é uma técnica que vem sendo aplicada cada vez mais no marketing digital. Ela se caracteriza por transformar as informações disponíveis em uma história através da combinação de diferentes...

Descubra o que é Data Storytelling e como aplicá-la em seu negócio

O Data Storytelling é uma técnica que vem sendo aplicada cada vez mais no marketing digital. Ela se caracteriza por transformar as informações disponíveis em uma história através da combinação de diferentes formatos de visualização, como gráficos, quadros, mapas animados, entre outros. 

Mas por que contar uma história por meio desses dados? A resposta é simples: gerar mais credibilidade às estratégias de marketing de qualquer organização. 

Você, como usuário de redes sociais, sites, blogs, streamings, etc, se sente mais interessado em consumir conteúdos mais dinâmicos e pouco tradicionais, não é mesmo? 

Com o avanço digital e a constante necessidade de informações completas, mas, ao mesmo tempo, comprimidas, as pessoas se sentem mais dispostas a prestar atenção em histórias que são apresentadas de maneira dinâmica e até mesmo interativa. 

Porém, o Data Storytelling vai muito além de apresentar os dados de uma forma mais atraente. A técnica visa identificar como e porque os dados coletados mudaram durante determinado período. Para isso, é necessário ter: 

  • Contexto 
  • Narrativa bem desenvolvida 
  • Personagens 

Esses são considerados fatores cruciais para que seu público consiga entender aquilo que está sendo produzido e possa até interagir com ele. 

Como aplicar o Data Storytelling

Os números, hoje, são fatores cruciais para o desenvolvimento de estratégias mais assertivas e dão a oportunidade de garantir que as tomadas de decisão estejam alinhadas às necessidades do mercado e de seu público. Ou seja, o Big Data já é uma realidade. 

Tanto que não é incomum encontrar cada vez mais empresas que já possuem uma cultura orientada por dados, seja para medir a produtividade dos colaboradores, para identificar pontos de melhoria ou para descobrir se é o momento certo para investir em um novo serviço ou produto. 

Assim, com tantas informações disponíveis e números (que muitas vezes podem ser confusos), a narrativa com base em dados é uma importante metodologia para organizar e apresentar as informações de forma agradável e, acima de tudo, acessível. 

Além disso, o Data Storytelling também possui o importante potencial de gerar credibilidade para sua marca, culminando em mais engajamento tanto online quanto por meio do tradicional boca a boca. 

Outras vantagens do Data Storytelling são:

  • Humanização da comunicação entre marca e consumidores 
  • Atinge o emocional dos clientes 
  • Gera valor para a marca 
  • Ajuda no processo de fidelização de clientes 

Assim, para aplicar um Data Storytelling relevante é necessário:

Ser claro e direto

O objetivo dessa técnica é a praticidade. Por isso, ser direto é fundamental. 

Forneça informações importantes de maneira atrativa com imagens de destaque. 

Identificar dados relevantes

O Data Storytelling, como já citado anteriormente, está diretamente atrelado ao uso dos dados, ou seja, não basta apenas coletar as informações, é necessário destacar aquelas que possuem mais relevância e chamarão a atenção de seu público.  

Compartilhar é fundamental

Vivemos em uma era na qual todo mundo quer compartilhar o que está fazendo, assistindo e escutando o tempo todo. Por isso, crie uma narrativa que possa ser compartilhada nas redes sociais, essa é uma importante alternativa para engajar seu público, mas também para conquistar novos consumidores. 

Exemplos de Data Storytelling 

Os famosos streamings de música ganham cada vez mais visibilidade, não é mesmo? 

Nos últimos anos, diversos aplicativos de música começaram a lançar campanhas com linhas do tempo que mostram os artistas, músicas e até mesmo podcasts mais ouvidos ao longo do ano. 

Além de contar a experiência individual de cada usuário, esses mesmos streamings identificam os artistas e álbuns mais escutados durante determinados períodos. 

Por exemplo, em todo o Natal existem algumas músicas que já são consideradas tradicionais, não é mesmo? Jingle Bell Rock e All I Want For Christmas Is You, são canções inesquecíveis desse período do ano. 

A partir dos dados, é possível que esses streamings identifiquem quantas vezes e em quais lugares do mundo essas músicas tocam com mais frequência. 

Outro streaming que aplica bem o Data Storytelling são os de filmes e séries. A partir de seus últimos conteúdos assistidos, eles conseguem reconhecer quais conteúdos chamaram mais a atenção dos telespectadores e quais não agradaram.

O Data Storytelling é tendência 

Bom, não há como negar que conteúdos produzidos para a internet necessitam contar com uma narrativa que seja interativa e que engaje os usuários, tanto em relação à parte textual quanto à parte visual. 

Contar uma boa história vai muito além de escrever um texto. Esta deve, sobretudo, ser chamativa, ter pontos de destaque e chamar a atenção pelos números exibidos, que necessitam ser expressivos. 

Em resumo, o Data Storytelling é uma importante tendência que veio para ficar. E para colocá-la em prática é indispensável ter uma cultura centrada na captação e destrinchamento dos dados de seu negócio. Afinal, os dados são cruciais no que tange o relacionamento com os clientes e a geração de leads

Por isso, a Layer Up em parceria com grandes empresas do setor da tecnologia, marketing e vendas, realizou este ano o Data Driven Decision, um evento 100% online focado no uso de dados dentro do cotidiano das empresas. 

Além de trazer as tendências e tecnologias desse crescente mercado, o Data Driven Decision ampliou o olhar que as empresas têm em relação aos dados. 

Muito além de ter a oportunidade de escutar especialistas, você aprenderá metodologias e técnicas indispensáveis para negócios que buscam crescer. Ao todo, são mais de 15h de conteúdos exclusivos. Para acessar o Data Driven Decision, basta clicar no botão abaixo:

Data storytelling

Contato//

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.