Gestão estratégica de pessoas: equilibrando performance e desenvolvimento

É possível notar uma transformação nas áreas que compõem as empresas. Hoje, vemos uma busca por equilíbrio entre performance e o desenvolvimento dos colaboradores, e é por isso que a área de gestão passou do...

Gestão estratégica de pessoas: equilibrando performance e desenvolvimento

É possível notar uma transformação nas áreas que compõem as empresas. Hoje, vemos uma busca por equilíbrio entre performance e o desenvolvimento dos colaboradores, e é por isso que a área de gestão passou do formato tradicional para a gestão estratégica de pessoas.

Em resumo, o que muda é a forma como este departamento analisa e propõe novas métricas para avaliar não só o andamento operacional do negócio, mas também a parte tática.

Há uma valorização do profissional como pessoa, entendendo o que pode ser feito para que também exista uma melhora na entrega dos resultados. 

Qual é o papel da gestão estratégica de pessoas?

O papel é auxiliar a empresa na tomada de decisões com base em métricas reais, de modo a alavancar os números do negócio mas também estimular as habilidades sociais e profissionais do colaborador. 

Dessa forma, é possível criar um ambiente propício para a evolução e até mesmo obter uma performance melhor, com mais engajamento por parte do quadro de funcionários.

A ideia envolve um trabalho de humanização da empresa, para que esta se torne um lugar mais confortável e leve, onde tanto gestores quanto funcionários se sintam à vontade e entendam que são importantes ou fazem diferença na equipe.

A gestão estratégica de pessoas une gestores, líderes e a área de recursos humanos em prol desse objetivo.

Posso alcançar mais visibilidade com ela?

Além disso, ao capacitar um colaborador, cuidar de sua saúde e fornecer recursos para o desenvolvimento, há uma grande chance de conseguir retê-lo em sua empresa no longo prazo.

Está cada vez maior a procura por vagas em empresas que valorizam além da sua competência profissional, o seu lado pessoal, incentivando o crescimento. 

Portanto, se a sua gestão estratégica de pessoas proporciona isso aos seus colaboradores, as chances de obter sucesso, melhorar os resultados e aumentar as buscas por sua empresa no mercado são enormes.

Como ser assertivo ao implementar a gestão estratégica de pessoas em sua empresa?

Em muitos casos, é difícil ter clareza na hora de implantar métricas que condizem com o que realmente precisa ser avaliado. 

Portanto, estude a situação da sua empresa. Descubra suas necessidades, que skills hoje faltam nas equipes e precisam ser aprimoradas, além do que os colaboradores gostam ou esperam aprender.

Entenda com clareza o que precisa ser medido de acordo com os objetivos traçados. Após descobrir essas métricas, a área de gestão estratégica de pessoas compreenderá todos os fatores que devem ser modificados, para que entrem em sinergia. 

Ou seja, para que sua empresa possa desenvolver uma solução conjunta, trazendo, assim, resultados mais assertivos.

Comecei: e agora?

Ao coletar os dados das métricas propostas no planejamento, é importante entender o que pode ser feito para desenvolver e melhorar ainda mais os resultados, visando ter uma performance mais assertiva. 

O importante é a equipe de gestão encontrar um meio termo onde as métricas sejam realistas e tenham flexibilidade para serem alteradas e desenvolvidas de acordo com os resultados que vão sendo obtidos ao longo da jornada.

E lembre-se: mantenha suas equipes alinhadas a essas mudanças e apresente os resultados dessas métricas. Organizar reuniões para mostrar as estratégias que estão sendo implantadas e o que espera do seu time é essencial.

O que posso esperar?

Trabalhar com métricas e dados para avaliar o comportamento das pessoas não é uma tarefa fácil, mas tem se mostrado cada vez mais eficaz, pois é a partir desse modelo de gestão que o mercado está melhorando sua didática com os colaboradores.

Assim, fica mais perceptível a diferença que apenas uma pessoa faz dentro de uma equipe, proporcionando maior consciência do que deve ser feito para auxiliar no crescimento contínuo da sua empresa. 

A qualidade da performance é ainda maior ao longo do tempo, o seu colaborador sabe o que está sendo exigido e o que precisa ser feito de acordo com o que a empresa deseja alcançar e entende de maneira mais assertiva os processos.

Alcançando os resultados

Aplicar a gestão estratégica pode mudar os resultados da sua empresa. Mas, além dela, existem diversos outros pontos fundamentais que você, como gestor, pode não estar observando.

Para auxiliar empresas, desenvolvemos um teste personalizado sobre marketing e vendas. Ele mostra alternativas e estratégias para aumentar a geração de leads de acordo com a realidade do seu negócio.

Contato//

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.