Marketing Conversacional: o que é e como utilizar essa tendência?

Você já ouviu falar em marketing conversacional? Ainda não? Então é bom ficar de olho nessa tendência. Afinal, uma boa e velha conversa sempre foi uma das melhores – e mais assertivas – técnicas de...

Marketing Conversacional: o que é e como utilizar essa tendência?

Você já ouviu falar em marketing conversacional? Ainda não? Então é bom ficar de olho nessa tendência. Afinal, uma boa e velha conversa sempre foi uma das melhores – e mais assertivas – técnicas de vendas. 

E é, justamente, sobre isso que se trata esse conceito.

Nesse sentido, podemos definir o marketing conversacional como uma estratégia para criar diálogos atrativos, em tempo real e personalizados para cada cliente, com ajuda de chatbots e com o objetivo de transformá-los em leads qualificados e facilitar assim o processo de decisão de compra. 

Quer saber mais sobre o Marketing Conversacional e como aplicá-lo em seu negócio? Então vem com a gente que nós te explicamos.

Na prática, o que é o Marketing Conversacional?

De forma bem sucinta, essa estratégia consiste em adotar técnicas de relacionamento que façam o lead descer pelo funil de marketing e vendas.

Ou seja, ela cria – por meio de diálogos relevantes e personalizados – uma aproximação da marca com um possível consumidor.

Para isso, essa estratégia aposta em uma abordagem mais humanizada e comunicativa, permitindo que a marca interaja de forma automatizada com múltiplos usuários simultaneamente, através do uso de chatbots.

E os benefícios não param por aí…

O marketing conversacional também pode ser programado para atender diferentes públicos, visando, por exemplo, a experiência e a acessibilidade de pessoas com deficiência. Além de se manter online 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive em fins de semana e feriados. Indo muito além do horário comercial e tornando o empreendimento muito mais flexível.

Mas como ele funciona?

Quando o lead chega até a sua marca é porque, de certo modo, ele já está considerando fechar um negócio com você. Para isso, ele entra em contato com algum dos seus canais, seja seu site institucional ou uma rede social.

É neste momento que o marketing conversacional faz a sua mágica.

Afinal, ele se vale da interação e da agilidade para cativar aquela pessoa. 

Ele também te ajuda a descobrir informações relevantes, como qual produto aquele lead deseja, facilitando assim a sua qualificação, uma vez que, por meio dessa descoberta, você pode ofertar até mesmo descontos e promoções.

Quer saber mais sobre essa prática? Então confira nossa Layer Lab especial:

E por que investir em marketing conversacional?

Imagine, por exemplo, uma pessoa que deseja contratar um serviço de gestão de fornecedores. Para facilitar a sua busca, ela decide procurar opções no Google ou até mesmo em grupos do WhatsApp ou Facebook.

Após analisar as opções e considerar os prós e os contras de cada uma, ela escolhe um fornecedor específico. No entanto, para entrar em contato com esse fornecedor, ela encontra diversas dificuldades e barreiras, como o preenchimento de formulários e a demora para receber um contato.

Convenhamos, sua experiência de compra ficará muito prejudicada e, dificilmente, essa pessoa seguirá com a contratação do serviço desejado.

Mas então, como resolver essa questão de forma prática? Simples, com o marketing conversacional.

Afinal de contas, com uso dessa ferramenta, o cliente entraria no site e, desde o começo, teria o apoio, em tempo real, de um assistente virtual.

Além disso, com poucos cliques a pessoa interessada já poderia tomar uma decisão, como agendar uma reunião ou falar com um atendente. Facilitando – e muito – a sua experiência de consumo!

Leia +: Onde estamos: o impacto real da inteligência artificial no marketing?

Marketing conversacional e atendimento humanizado: qual é a relação?

A transformação digital criou um novo tipo de cliente, muito mais informado e exigente. Isso porque, com poucos cliques, os consumidores podem encontrar uma série de informações e empresas que oferecem o serviço que ele deseja.

Logo, também é preciso haver mudanças concretas na maneira como vendemos e atendemos o nosso público, facilitando assim a conversação.

É necessário ter um contato exclusivo, personalizado e interativo, que possa suprir as demandas individuais e deixar a compra ainda mais atrativa.

Vantagens do Marketing Conversacional

Entre as principais vantagens desta metodologia podemos destacar:

Automatização

Os chatbots conseguem identificar, automaticamente, os novos usuários de uma página, podendo assim, prestar um atendimento mais dedicado a esse público. E convenhamos: quanto mais rápido se estabelece um relacionamento com o consumidor, maior as chances de vender seu produto, não é mesmo?

Agilidade

Rapidez é uma palavra-chave quando falamos de marketing conversacional. Afinal, o dinamismo e a conversa em tempo real são os grandes preceitos dessa estratégia, principalmente na hora de sanar eventuais dúvidas. Vale lembrar ainda que, atualmente, 90% dos clientes consideram importante ou muito importante ter uma resposta imediata quando surge um questionamento, de acordo com uma pesquisa do HubSpot.

Otimização 

Sem sombra de dúvidas, uma das principais vantagens dessa metodologia, é garantir uma otimização na experiência do usuário. Afinal de contas, com ela, você pode criar ações envolventes, contatos rápidos e estratégias assertivas.

Além disso, também é possível otimizar e, até mesmo, reduzir o ciclo de vendas, eliminando as barreiras de comunicação e facilitando esse processo.

Engajamento

Por ser focado no diálogo, o marketing conversacional também eleva o engajamento da marca, isso porque as pessoas passam a interagir mais com empresa já que sabem que não demoraram para ser atendidas.

Do mesmo modo, a humanização do contato, faz com que as pessoas se sintam mais à vontade para se aproximar do seu negócio, fidelizando os clientes e criando laços de valor entre a marca e o seu público.

Conversão

Por fim, mas não menos importante, o marketing conversacional aumenta a conversão de leads, uma vez que ele facilita todo seu processo de vendas.

E quais canais permitem essa abordagem?

O marketing conversacional pode ser usado em plataformas como:

  • Sites institucionais
  • E-commerces
  • Redes sociais
  • Call centers

Leia também: Omnichannel: como a estratégia pode aumentar suas vendas

Por fim, vale ressaltar mais uma vez que o marketing conversacional procura estabelecer conexões e diálogos humanizados com o público.

Se valendo da agilidade para criar boas relações. Por isso, com a utilização correta deste recurso, certamente, você irá fidelizar muitos clientes.

E nós podemos te ajudar!

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