Marketing Digital: saiba como fazer uma estratégia eficaz para o seu e-commerce

Toda a jornada do consumidor passou por uma grande revolução. Com o marketing digital e as táticas de e-commerce, entram em cena a acessibilidade e a comodidade. Os clientes não precisam mais se dirigir a uma...

Marketing Digital: saiba como fazer uma estratégia eficaz para o seu e-commerce

Toda a jornada do consumidor passou por uma grande revolução. Com o marketing digital e as táticas de e-commerce, entram em cena a acessibilidade e a comodidade.

Os clientes não precisam mais se dirigir a uma loja física para conhecer os produtos disponíveis.

Para isso, basta fazer uma pesquisa rápida no Google usando as palavras-chaves certas e você vai encontrar muitas opções interessantes.

Devido a essa facilidade, as pessoas podem considerar por mais tempo antes de fechar negócio.

Isso leva a um aumento da necessidade de se diferenciar no mercado e o Marketing tem papel determinante nisso. Prossiga a leitura para saber como elaborar uma boa estratégia de marketing digital.

Impulsionando as vendas online com o marketing digital

Gerenciar um e-commerce exige estratégias de divulgação mais específicas. O meio online é bem diferente do meio offline.

Ainda assim, a intenção continua semelhante: atrair pessoas interessadas (os chamados leads) e acompanhá-los pelo funil de vendas para assegurar que se convertam em clientes.

Saiba fazer isso com qualidade lendo as dicas que vem a seguir, que lidam com Marketing de Conteúdo, campanhas de anúncios e muito mais.

 

1. Faça marketing de conteúdo otimizado

Mais do que nunca, é preciso usar conteúdos relevantes para se promover na internet. Isso inclui certas regras de otimização.

Para ser avaliado positivamente pelo algoritmo do Google, o conteúdo tem que usar as técnicas de otimização para mecanismos de buscas, da sigla em inglês SEO.

As regras de SEO servem para aprimorar a legibilidade e a indexação das páginas em sites como Google e Bing. A seguir, destacamos:

  • Uso de títulos atrativos
  • Texto alternativo em imagens
  • Conteúdo completamente original
  • Emprego orgânico de palavras-chaves

Esses e outros aspectos contribuem para que as táticas de Inbound Marketing de uma empresa obtenham sucesso.

 

2. Conheça quem te acompanha

Ao contrário do que se espera, a presença na internet não garante um alcance absoluto necessariamente.

Na verdade, vale mais a pena segmentar com cuidado o público que você deseja atingir primeiramente.

Para isso, é necessário saber quem ele é. Tradicionalmente isso é feito a partir da captação e do armazenamento de dados de clientes e leads.

O nome, idade, localização e profissão das pessoas que chegam ao seu produto é a matéria-prima básica de uma campanha de anúncios do Twitter Ads, por exemplo.

São essas informações que te darão insights sobre o tipo de público que te acompanha. Com isso, as estratégias de marketing digital ganham um novo grau de sofisticação e eficácia.

 

3. Ofereça uma experiência de qualidade

Uma das desvantagens do e-commerce é a impossibilidade de ver o produto presencialmente antes de adquiri-lo.

Levando essa dificuldade em conta, é dever das lojas virtuais contar com imagens de alta qualidade e descrições detalhadas dos produtos.

É essencial também  que todas as dúvidas do cliente sejam respondidas. Não se pode deixar espaço para a desistência e o desinteresse que podem ocorrer se o site da empresa não for completo.

Afinal, a ausência de informações pode levar a dúvidas que interferem diretamente na decisão de compra. Além disso, a elaboração de boas descrições também auxilia na pontuação SEO. 

 

4. Atente-se ao e-mail marketing

Em conjunto com o marketing de conteúdo, o e-mail marketing é outra ferramenta extremamente benéfica.

A abordagem dos leads e clientes fidelizados por e-mail possibilita o envio de conteúdos exclusivos.

Esse tipo de estratégia é muito bem-vinda porque as pessoas buscam consumir marcas que trazem signos de diferenciação.

Pode ser uma newsletter com atualizações sobre a empresa, ofertas segmentadas para o perfil do cliente ou lembretes de produtos abandonados no carrinho.

De toda forma, o marketing por e-mail dá a oportunidade de fazer campanhas mais direcionadas.

 

5. Invista no design do site

A página oficial de um negócio funciona praticamente como o substituto de uma sede física.

Ou seja, os visitantes têm que se sentir à vontade para conferir as ofertas e produtos disponíveis.

Isso está diretamente ligado ao design usado no site. Desde a velocidade de carregamento até as decisões estéticas presentes no layout.

Lembre-se que existe uma variedade ampla de opções de consumo por toda a internet. Se o seu site não cativar instantaneamente, a taxa de abandono de página vai crescer.

Considerações finais

Agora que você está ciente das principais formas de se fazer marketing digital, sua empresa tem mais chances de crescer na internet.

O meio digital é altamente competitivo e fugaz. Assim, é necessário acompanhar de perto as novas tendências de consumo para se manter na vanguarda.

Para isso, é necessário contar com um departamento exclusivo para lidar com questões digitais.

Esse é  um investimento que vai influenciar a reputação e o sucesso da empresa a médio e longo prazo.

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