Entenda o papel das mídias pagas na divulgação do conteúdo Inbound.
Assim como a combinação inusitada entre o queijo e a goiabada agrada o paladar de muitos, as mídias pagas e o Inbound Marketing formam uma dupla e tanto na hora de aumentar o número de Leads – o que também aguça o apetite dos empreendedores pelo aumento de vendas.
Bom, isso é o que vou contar esse post, mas antes vamos conhecer um pouco a ampla lista de opções de mídias pagas que temos ao nosso alcance atualmente.
Depois partimos para a prática. Vamos nessa!
Já falei aqui sobre as campanhas no Google Adwords, seus formatos de anúncios e como eles funcionam.
Mas vale ressaltar duas possibilidades de mídias pagas que são bastante utilizadas:
Uma vez feita a busca por determinado produto o sistema de Remarketing é capaz de “seguir” o Lead em outros ambientes online para lembrá-lo que ele fez a pesquisa recentemente, não efetuou a compra, mas ainda há disponibilidade, ou talvez uma promoção ativa.
Os links patrocinados, aqueles anúncios de texto que surgem a partir da busca por uma palavra-chave no Google.
→ Eles são excelentes para direcionar um Lead para uma landing page, blog, site, ou uma página específica de venda de produto.
Facebook
É claro que o primeiro item se refere a uma das redes sociais mais acessadas do mundo. Por meio do Facebook Ads, a plataforma oferece um leque de possibilidades de criação de estratégia.
Os anúncios variam entre imagens, vídeos, posts, etc. Os formatos atendem propósitos diferentes, como:
– Impulsionar o engajamento e interação de um post
– Aumentar as curtidas da fanpage
– Fazer a impressão de anúncio alcançar o maior número de pessoas possível
– Incentivar os cliques no site
– Incentivar o download de um aplicativo
– Incentivar ações como ligar para a empresa, mandar uma mensagem inbox, enviar um e-mail, entre outras
Bom, a própria plataforma do Facebook Ads oferece soluções para o Instagram, já que as redes estão integradas.
Além de poder replicar as campanhas elaboradas para o Facebook, no Instagram também é possível aproveitar a versatilidade e dinâmica do Insta Stories, por exemplo, para lançar ideias, novidades, fazer enquetes e até mesmo guiar o usuário para uma landing page, ou site.
Sem dúvida essa é uma rede social poderosa para empresas B2B.
Primeiro porque lá estão perfis qualificados de usuários, o que já traz mais consistência.
Segundo porque o ambiente como um todo é mais formal e permite uma linguagem bem específica, que casa com o propósito e perfil das empresas e possíveis Leads que costumam utilizar essa rede.
Essa é uma plataforma que permite a sugestão de conteúdo em grandes portais.
→ Por exemplo: você tem um e-commerce de utensílios de viagem e produziu um conteúdo sobre “dicas de acessórios para levar na viagem a Rússia durante a Copa do Mundo”.
Esse material pode aparecer como um conteúdo patrocinado ao final de uma reportagem publicada no site de uma revista de turismo.
A produção de um anúncio em vídeo pode custar mais cara, isso é verdade. Mas se seu público consome conteúdo do YouTube, seu investimento valerá a pena.
Segundo o Google “anúncios de vídeo considerados relevantes conseguem atrair três vezes mais atenção que a média.”
Enviar notificações sobre uma marca que está fisicamente próxima do motorista no momento imediato em que ele passa perto de sua loja, ou restaurante, por exemplo, é um grande salto em direção ao acerto.
→ Os anúncios pagos nessa plataforma permitem, inclusive, que com um clique a rota do usuário mude e o leve direto para o local anunciado.
Em resumo, é possível listar alguns pontos positivos das mídias pagas…
Agora sim, o alinhamento entre Inbound Marketing e Mídias Pagas. Todas as possibilidades de anúncios e campanhas que mostrei aqui podem ser aplicados em estratégias Inbound para a divulgação e disseminação de conteúdo.
Essa é a maior conexão entre as duas estratégias: a divulgação de conteúdo relevante e de qualidade para o público certo, na hora certa, por meio de anúncios pagos bem segmentados e criativos.
Para ter resultado é importante:
Há ainda algumas dicas bem bacanas da VP de Soluções de Mídia do Google, Tara Walpert Levy, que podem te guiar no casamento entre Inbound e Mídias Pagas.
Uma delas é o que ela chama de sinais de intenção, ou seja, ao invés de segmentar o público somente com base em dados demográficos, atualmente é mais relevante pensar no que o público quer.
Segundo Levy, “conhecer a intenção das pessoas é o que faz a busca online tão poderosa há tanto tempo: ela é capaz de ajudá-las a encontrar o que querem, quando querem, com muita rapidez.”
→ Outra dica é criar conteúdo customizado para ser divulgado em massa, para diferentes intenções. Assim o anúncio para divulgar um mesmo produto pode ganhar um conteúdo diferente para se relacionar com o momento atual do público.
Por fim, a VP ainda reforça que é importante usar mais de um formato criativo para a divulgação. E opções para isso tem de sobra, não é mesmo?
Conhecer as mídias pagas e utilizá-las como chave na divulgação do seu conteúdo Inbound com certeza trará bons resultados na geração de Leads.
Lembre-se de sempre mensurar seus resultados para aperfeiçoar suas estratégias, assim sua marca terá um impacto cada vez maior. Boa sorte!
Referências Bibliográficas
LEVY, Tara Walpert. Como chamar a atenção das pessoas para seu anúncio? Think Witk Google, março de 2018.
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