A expressão costuma confundir quem associa a figura do hacker como aquele que invade sistemas de computação para finalidades ruins. Na direção oposta, o Growth Hacker é o profissional especializado em crescimento. Isso mesmo: Growh Hacking – como é chamada essa área de atuação – pode ser traduzido como “a invasão do crescimento”, ou seja, é uma área da tecnologia em que o hacker adota ou reformula estratégias para impulsionar o crescimento da sua empresa.
O termo foi cunhado em 2010 pelo empreendedor norteamericano Sean Ellis, do Vale do Silício, que definiu o Growth Hacker como “aquele cujo verdadeiro norte está no crescimento.”
O especialista em Growth Hacking analisa toda a estrutura da empresa de modo a identificar possíveis oportunidades para aumentar o número de Leads ou as métricas de conversão de um produto ou serviço.
Os serviços do Growth Hacker costumam ser procurados por aqueles que precisam diagnosticar quais os pontos fracos da empresa que precisam ser revistos e quais os fortes a serem impulsionados para melhorar o desempenho de todo o negócio. O hacker se dedica a avaliar não apenas o departamento de Marketing, propondo novas ações também para outras áreas da empresa, como finanças, administração e até recursos humanos.
Para quem decide trabalhar com Growth Hacking, tanto atuando diretamente quanto contratando os serviços de um Growth Hacker, é importante ajustar a marca à realidade do mercado.
O hacker conecta a empresa com o seu público-alvo visando o crescimento direto nos números do negócio. Para isso acontecer, ele tem de ser criativo não só para descobrir novas abordagens que conduzam a curva de crescimento, como também aplicar técnicas que foram bem-sucedidas em outras empresas para ver se obtém resultados parecidos.
1. Perfil análitico: é redundante afirmar isso, mas é importante saber analisar dados e métricas para definir quais mecanismos trazem os melhores resultados e quais precisam ser revistos para não comprometer o crescimento da empresa.
2. Criatividade: pensar em saídas para os problemas e em soluções criativas para otimizar as ações gerais da empresa, impulsionando suas vendas.
3. Conhecimento das ferramentas de Marketing Digital: imprescindível para aqueles que querem criar notoriedade no digital a partir da construção de uma imagem de credibilidade e de relevância perante o público-alvo.
Acho que ficou claro o papel do Growth Hacker para alavancar os números da empresa, mas em que parte ele se relaciona com o Marketing Digital?
Da mesma forma que monitoramos as ações no Marketing Digital visando acompanhar o desempenho de suas campanhas, no Growth Hacking cada detalhe – sistemas, hardwares, métricas, taxas de conversão, etc – é minunciosamente analisado. Talvez a principal diferença é que o Growth Hacker tem como meta essencial o crescimento, enquanto que no Marketing Digital – especialmente no Inbound Marketing – também direcionamentos nossos esforços para atrair, relacionar e converter Leads.
A ideia é que cada decisão no Growth Hacking sempre tenha em vista qual será o impacto de cada escolha no crescimento do seu negócio.
Outra semelhança com o Marketing Digital é que o Growth Hacker também leva em consideração conceitos, como experiência, jornada do consumidor e funil de vendas antes de tomar alguma decisão.
Apesar de o trabalho no Growth Hacking ser mais técnico, pois demanda conhecimento prévio de ferramentas de programção, é possível por em prática suas ações por meio de técnicas já conhecidas pelos adeptos das estratégias de Marketing Digital. Veja algumas:
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