Como guerreiros na batalha do mercado, gestores de negócios precisam ficar atentos para assegurar o seu posicionamento estratégico mais vantajoso para sua empresa.
Mas qualquer militar vai te dizer que o posicionamento estratégico não é uma decisão, mas sim o resultado de um processo. Mesmo que você consiga identificar um ponto de vantagem, para ganhar uma posição no mercado você precisa criar e executar um plano estratégico que direcione todas as decisões da sua companhia.
Em outras palavras, o posicionamento estratégico não é resultado de uma única decisão, mas sim a consequência de uma série de escolhas, todas voltadas para dar vantagens essenciais no mercado competitivo.
Mas então, o que é realmente o posicionamento estratégico de uma empresa? Neste post iremos abordar este tema a fundo e mostrar a importância desse conceito para o sucesso da sua empresa. Vamos lá?
O posicionamento estratégico é a forma pela qual um empreendimento como um todo se distingue dos demais pelo seu valor agregado e pela forma com que entrega soluções reais para diversos segmentos de consumidores.
Quais palavras-chave vêm na sua mente quando você pensa em companhias como Apple, Amazon e Disney? A maioria vai dizer que produtos inovadores, preços competitivos e um excelente serviço são sinônimos dessas empresas.
Nesse sentido, um importante passo para desenvolver estratégias operacionais depende de como a empresa se posiciona no mercado. Nenhum negócio consegue satisfazer todos os consumidores existentes e ainda ser competitivo em áreas como qualidade, custo, flexibilidade, rapidez, inovação e serviço.
Com isso, o posicionamento estratégico é quando uma companhia escolhe uma ou duas áreas importantes para concentrar e buscar excelência. Esse posicionamento foca em como a empresa irá competir no mercado. E uma boa estratégia considera as forças e fraquezas da organização, as necessidades dos consumidores e do mercado e a posição dos competidores. Assim, o propósito do posicionamento estratégico é permitir à companhia concentrar em áreas específicas para bater a competição.
Dessa forma, realizar uma análise SWOT da empresa é um dos pontos principais para elaborar um bom posicionamento estratégico.
O termo foi popularizado em 1969 por Jack Trout, que escreveu o livro “Posicionamento: a batalha por sua mente”. Ele argumentou que o marketing era sobre ganhar mindshare, o lugar que você ocupa na mente do público consumidor. Em termos simples, o posicionamento ajuda as pessoas a se lembrarem quem você é em relação aos outros.
Assim, determinar o posicionamento estratégico da sua organização é uma decisão de liderança e deve estar baseada em análises objetivas do seu ambiente e do seu próprio negócio.
A essência do posicionamento estratégico está na ação – performar atividades únicas ou atividades similares de maneiras diferentes. Aqui estão três exemplos:
Agora que você sabe o que é o posicionamento estratégico e tem alguns exemplos em mãos, é hora de desenvolvê-lo e escolher o mais apropriado para sua marca. Para isso, recomendamos considerar os seguintes aspectos:
Dessa forma, com uma abordagem definida, você saberá qual posicionamento estratégico seguir para que sua marca tenha mais visibilidade.
Agora que você entendeu como escolher a melhor estratégia de posicionamento, vai ficar mais fácil visualizar como sua organização pode usá-las efetivamente. Agora iremos apresentar algumas coisas a se considerar depois de escolher o seu posicionamento estratégico, para que ele permaneça sólida e consistente com o mercado.
E então, pronto para determinar o posicionamento estratégico da sua empresa? Tem mais dicas para compartilhar com a gente? Então não se esqueça de deixar o seu comentário aqui embaixo!
*Conteúdo produzido em parceria com a iClips
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