Publicidade e marketing: entenda os benefícios de trabalhar com essas ferramentas

O mundo não seria o mesmo se os profissionais que trabalham na área de publicidade e marketing não colocassem a criatividade a serviço da divulgação de produtos e serviços, promovendo muitos...

Publicidade e marketing: entenda os benefícios de trabalhar com essas ferramentas

O mundo não seria o mesmo se os profissionais que trabalham na área de publicidade e marketing não colocassem a criatividade a serviço da divulgação de produtos e serviços, promovendo muitos negócios. 

Embora exista uma conexão entre essas duas palavras, é preciso determinar as diferenças entre esses setores, que não são nada sutis, e possuem características próprias e muito importantes para a compreensão total na área da comunicação.

Isso porque, a publicidade visa colocar em prática tudo que se trata da divulgação de uma marca, um produto ou um serviço. São utilizadas diversas ferramentas provenientes do marketing, podendo utilizar:

  • Assessoria de imprensa;
  • Buzz marketing;
  • Feiras e eventos corporativos;
  • Hotsites e blogs;
  • Publicações em redes sociais.

No entanto, é a partir do marketing que tudo funciona de forma estratégica e mensurável, pois quem cuida dessa área se torna responsável por análises comportamentais de consumidores, além do próprio mercado em que a empresa anunciante está envolvida.

Nesse sentido, os profissionais que atuam em uma equipe de marketing criam estratégias conforme as mudanças de mercado se apresentam, adaptando ao máximo em situações específicas, como:

  • Aspectos sociais;
  • Comportamentos psicológicos;
  • Propostas culturais;
  • Recursos financeiros.

Há um terceiro ponto que precisa ser tratado, que também está relacionado tanto à publicidade quanto ao marketing, que é a propaganda

Esse termo tem como objetivo centrar em aspectos comerciais, desde ações simples, como a distribuição de panfletos e montagem de estandes em estabelecimentos comerciais, chegando à divulgação em intervalos de rádio e TV, assim como anúncios em jornais e revistas e na própria internet.

Em todos os casos, as estratégias propostas pelo setor de marketing devem ser levadas em consideração, pois ali se concentram as ideias de como será aplicado o orçamento, e quais as ferramentas são mais apropriadas para a divulgação, de forma geral. 

Elaboração de estratégias para divulgação acertada

É muito importante um planejamento de comunicação e marketing para que uma empresa seja reconhecida pelo mercado consumidor. 

Entender quem é o público-alvo, quais os produtos e serviços que podem ser oferecidos e como isso chegará ao alcance faz parte de todo processo de divulgação que envolve publicidade e marketing. 

As estratégias podem variar de acordo com a situação em que a empresa se encontra, e até mesmo em relação à economia e as necessidades essenciais e aquelas que podem ser consideradas dispensáveis.

Dessa forma, é preciso identificar o que pode ser melhor aproveitado por uma marca quando se trata de um planejamento adequado e dentro dos parâmetros de atendimento aos desejos e anseios de cada consumidor. 

1. Direcionamento de mensagem 

É preciso conversar com o público de forma direta. Basicamente, há dois modelos distintos quando se trata de negócios, que se apresentam como B2B (Business To Business) e B2C (Business To Consumer). 

O primeiro se refere às comercializações entre empresas, em que os bens de consumo são disponibilizados entre intermediários, até chegar ao cliente final. 

Isso pode ser observado em diferentes segmentos, como a produção de material filtrante para o setor industrial. Ou então a farinha de trigo que é vendida para as padarias produzirem os pães e, aí sim ser vendida para os consumidores.

Dessa forma, é possível fazer o direcionamento da mensagem para cada público, estipulando como serão divulgadas as peças publicitárias, acarretando até mesmo sobre a maneira de como cada setor de vendas deve tratar a comunicação.

2. Disponibilidade de produtos e serviços no mercado

Para atingir o público de maneira correta, é preciso compreender como funciona o mercado em que o produto se encaixa, e como isso pode ser divulgado de maneira acertada, sem qualquer ruído na comunicação.

Os fabricantes de meias para ciclistas, por exemplo, precisam fornecer materiais publicitários para que os estabelecimentos comerciais possam oferecer os produtos aos clientes. 

Sem esse tipo de comunicação, fica impossível saber sobre a disponibilidade dos produtos, ou os serviços que podem ser adquiridos pelo cliente.

A equipe de marketing pode solicitar uma arte específica para imprimir em forma de cartaz, ou criar um vídeo publicitário que possa ser divulgado nas redes sociais, assim como no intervalo de programas de TV e nas salas de cinema.

3. Reconhecimento como autoridade

Uma estratégia muito importante está na formação de autoridade sobre os produtos e serviços oferecidos para o mercado consumidor.

Sendo assim, é preciso focar no marketing de conteúdo, discorrendo sobre as qualidades e benesses relacionadas ao que está à disposição dos clientes. 

Caso o proprietário de um veículo tenha dúvida sobre o parcelamento de multas Campinas, é preciso esclarecer como tudo funciona tecnicamente, porém com uma linguagem voltada para os leigos. 

A produção de conteúdo pode ser em diferentes formatos, como textos, artigos, podcasts ou vídeos, e serem disponibilizados em blogs empresariais, sites corporativos, ou mesmo nas redes sociais. 

Com isso é possível fazer com que as pessoas acompanhem a empresa por meio de plataformas digitais, e até mesmo se tornando divulgadoras da marca de forma espontânea.

Esse tipo de engajamento propõe o reconhecimento com autoridade, se tornando uma referência para os consumidores e, por que não, até mesmo para os concorrentes.

4. Segmentação de público atrai fidelização

Conhecer o público-alvo é essencial para que os materiais promocionais possam ser desenvolvidos com características próprias, voltadas para quem realmente se interessa, ou ao menos desperte o interesse de maneira imediata.

As campanhas publicitárias podem seguir diferentes caminhos quando se entende como uma marca pode atrair consumidores de forma específica, segmentada, ou até mesmo em nichos menores, mas nem por isso sem grande número de consumidores.

Basta imaginar que uma venda de camâra fria para distribuidora de carnes é direcionada a açougues e supermercados. 

Logo, é preciso direcionar todo o material de divulgação para esse público, fidelizando a marca junto aos clientes da melhor forma possível.

Benefícios de um planejamento adequado

Independentemente de qual segmento que uma empresa atua, é preciso entender que o investimento em marketing e publicidade é essencial para o crescimento junto ao mercado consumidor. 

Contudo, os benefícios se estendem para outras áreas que vão além do comercial, como vemos a seguir.

1. Auxílio na tomada de decisões do cliente

A proposta principal de uma empresa é oferecer soluções, e a propaganda desenvolvida pela equipe de marketing deve apresentar todas aquelas que tomam os consumidores, mesmo que eles não saibam que possuem um problema.

No mercado B2B, uma concessionária que apresenta um projeto de rede elétrica subterrânea para uma construtora de condomínios residenciais, empresariais ou industriais, está propondo uma solução que pode ser benéfica em muitos aspectos.

Mesmo para a empresa que oferece esse tipo de serviço, pode ser empregado dentro do planejamento de marketing e ser utilizado como forma de atrair novos clientes.

2. Credibilidade junto ao público-alvo

A autoridade formalizada de forma coerente e frequente, com a publicação de marketing de conteúdo em diferentes ferramentas, tanto em mídias tradicionais quanto em plataformas digitais, tem como consequência a credibilidade junto ao público.

Sendo reconhecida como uma empresa que atua de maneira acertada no mercado consumidor, é possível que uma empresa que trabalhe na área de vending machine Porto Alegre possa espalhar equipamentos por todo o território nacional.

A necessidade de adaptação pode ser revista dentro de um planejamento de negócios, entretanto o marketing pode funcionar de maneira plena conforme a adaptação de forma regionalizada.

Tudo isso explorando a credibilidade alcançada a partir de materiais promocionais e toda a publicidade envolvida na divulgação dos produtos e serviços.

3. Investimento em marketing como retorno financeiro

Todo empreendedor precisa reconhecer que todo orçamento direcionado ao marketing não deve ser tratado como gasto de dinheiro, mas um investimento que provoca um retorno financeiro.

Para isso é preciso um planejamento orçamentário, que pode ser desenvolvido entre a equipe de marketing e um escritório de contabilidade SP Zona Norte terceirizado. 

Dessa forma, é possível compreender que os valores disponibilizados para a divulgação da marca, dos produtos e serviços têm como consequência a aquisição de clientes.

4. Melhora de relacionamento com o cliente

Uma propaganda pode ser eternizada de acordo com os jargões utilizados, as frases de efeito, ou mesmo a funcionalidade dos produtos e todas as utilidades que podem ser empregadas.

As ferramentas de comunicação podem ajudar uma empresa que trabalha com inspeção veicular Campinas a determinar o que os clientes precisam, apenas apontando os serviços promovidos por meio de um folheto distribuído de forma regionalizada.

Sendo assim, o relacionamento com o cliente pode manter uma comunicação contínua, atendendo todas as necessidades e apresentando todas as soluções plausíveis, enquanto isso, o marketing irá mensurar os resultados obtidos por meio dessas publicidades e o que pode ser otimizado em cada tipo de campanha.

Conclusão

É importante entender que tanto a publicidade quanto o marketing precisam trabalhar em uma mesma sintonia, de forma integrada e com compartilhamento de ideias que, ao final, vão ajudar na propaganda dos produtos e serviços disponíveis para o mercado consumidor.

As ações tomadas e as estratégias definidas visam promover uma marca de forma competente, gerando resultados que devem ser satisfatórios em todos os sentidos. 

Assim, é possível compreender que todos os esforços, nas mais diversas formas e conteúdos apresentados, retornam como crescimento empresarial e reconhecimento da marca. 

As vendas de produtos e serviços crescem e se solidificam conforme o relacionamento com o público se torna cada vez mais presente, seja no dia a dia ou nas propagandas disponíveis nas mais diversas mídias para a divulgação. Tudo isso proporcionado pelas estratégias de marketing e encampadas pela publicidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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