ROI na análise: o impacto de utilizar dados nas estratégias de marketing

O ROI, ou retorno sobre investimento, é uma métrica utilizada para identificar quanto a empresa ganhou com investimentos, principalmente aqueles vindos da área de marketing.  O cálculo do ROI é feito a partir...

ROI na análise: o impacto de utilizar dados nas estratégias de marketing

O ROI, ou retorno sobre investimento, é uma métrica utilizada para identificar quanto a empresa ganhou com investimentos, principalmente aqueles vindos da área de marketing. 

O cálculo do ROI é feito a partir do levantamento da receita total de uma empresa, a partir daí é preciso subtrair dele os custos e dividir esse resultados também pelos custos. 

O retorno sobre investimento é um importante indicador para calcular o retorno de uma aplicação, o que possibilita melhores oportunidades de negócio e melhor planejamento dos próximos passos. 

Entretanto, só é possível utilizar o ROI a favor do negócio quando há uma métrica de avaliação eficiente, ou seja, quando os dados estão sendo coletados e analisados da forma correta. 

Qual a relação do ROI e dos dados? 

Entender se os investimentos de uma organização estão trazendo o retorno esperado, é crucial para a tomada de decisões mais assertivas e gerar maiores oportunidades de negócios. 

Mas, só é possível ter essa certeza quando os dados estão sendo utilizados da maneira correta. 

A cultura orientada por dados chegou com o objetivo de simplificar processos, reestruturar estratégias e, sobretudo, garantir ações mais eficientes, tanto em relação ao mercado quanto em relação às ações internas. 

Quando são utilizadas informações consistentes para o desenvolvimento das ações internas é muito mais fácil traçar estratégias de crescimento. 

Em resumo, é impossível falar de marketing e não pensar em dados, métricas e mensuração a fim de otimizar o ROI da empresa. 

Mas, o retorno sobre investimento não se limita apenas à questão financeira, ele permite, por exemplo, expandir a discussão para outros níveis, como a questão da sustentabilidade.

Questões que envolvem a preservação do meio ambiente e ações mais sustentáveis são cruciais para o fortalecimento da marca/ empresa e impactam diretamente na receita, por exemplo. 

Lembre-se, acompanhar as tendências do mercado, sejam elas relacionadas à sustentabilidade ou tecnologia são essenciais para gerar mais competitividade de negócio e impulsionar resultados. 

E, nesse quesito, os dados desempenham um papel fundamental. Afinal, é por meio dos números coletados que é possível prever as tendências e investir em estratégias mais seguras. 

Entretanto, além da análise de dados, existem alguns outros fatores para melhorar o retorno sobre o investimento, como:

  • Estude o comportamento do seu público-alvo 
  • Busque antecipar tendências do mercado
  • Utilize a tecnologia como aliada 
  • Automatize processos 
  • Estabeleça objetivos mensuráveis 
  • Conte com uma equipe treinada 

Utilizar os dados é pensar além 

Não há outra alternativa: empresas que buscam crescer devem contar com uma cultura Data Driven. 

Uma cultura orientada por dados envolve desde a coleta e análise de dados, até a automação de processos e treinamento para os colaboradores. Por meio de informações simples extraídas a partir dos números, é possível obter maiores oportunidades de negócio e, consequentemente, aumentar o faturamento. 

No evento Data Driven Decision, realizado pela Layer Up em parceria com diversas empresas do setor de tecnologia, marketing e vendas, abordamos a necessidade de utilizar os dados para gerar mais inteligência de negócio no dia a dia das organizações. 

Nele, além de abordar a relação do ROI com os dados, trouxemos experts no assunto e apresentamos novas técnicas e metodologias alinhadas às tendências do mercado. 

Para conferir mais de 15h de conteúdo gratuito, basta acessar o botão abaixo.

ROI

Contato//

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.