Saiba as vantagens de trabalhar com o home office

O home office é uma tendência cada vez mais consolidada no mercado atual. Afinal, a possibilidade de trabalhar em outro local além da sede física traz benefícios tanto aos colaboradores quanto à empresa...

Saiba as vantagens de trabalhar com o home office

O home office é uma tendência cada vez mais consolidada no mercado atual. Afinal, a possibilidade de trabalhar em outro local além da sede física traz benefícios tanto aos colaboradores quanto à empresa contratante.

O regime de home office pode se dar na casa dos funcionários (home office quer dizer “escritório em casa”). Contudo, a opção por escritórios de coworking também é bastante comum.

No Brasil, até o ano de 2020 se estima que cerca de 90% das empresas tenham oferecido uma modalidade de trabalho relacionada ao home office.

Esse é um indício de uma mudança geral no cenário produtivo a nível nacional e até mesmo mundial.

Este texto traz os benefícios que o home office representa para a empresa de piso autonivelante preço m2 e para os funcionários.

Continue a leitura para entender como essa forma de trabalho remoto pode gerar impactos muito positivos para todas as partes envolvidas.

Vantagens do home office para empresas

A implantação de um sistema de home office exige uma liderança ativa. Isso porque o desempenho dos colaboradores vai precisar ser monitorado à distância.

Confira os tópicos logo abaixo e conheça os principais benefícios que o trabalho remoto tem, bem como a capacidade de proporcionar ao escritório despachante Florianópolis e outros tipos de empreendimento, acompanhe.

1. Melhor custo-benefício

Como o trabalho remoto torna obsoleta a necessidade de ter uma sede física, os proprietários da empresa reduzem gastos com despesas típicas, como as de infraestrutura.

Uma vez que o corpo de funcionários vai passar a trabalhar em casa ou em espaços de coworking, não será preciso pagar:

  • Água;
  • Luz;
  • Internet;
  • Limpeza.

Dessa forma, a empresa especializada em transferência de caminhão tem mais possibilidades de gerenciar o orçamento e direcioná-lo para outras áreas estratégicas. 

2. Retenção de profissionais

Hoje em dia, as pessoas inseridas no mercado de trabalho buscam por vagas que sejam flexíveis e atrativas.

Diante da decadência das grandes redações jornalísticas, por exemplo, oferecer a opção de home office é um quesito fundamental para garantir o interesse de mais profissionais.

Então, oferecer a opção de exercer as funções previstas remotamente agrega valor às vagas. Acima de tudo, mostra que a empresa está sintonizada com a nova realidade do mercado.

3. Gestão à distância

Se você ainda está inseguro sobre essa nova configuração de trabalho, saiba que é plenamente possível acompanhar a equipe de colaboradores à distância.

Graças a plataformas como Trello, Timesheet e Neotriad, os gerentes da empresa especializada em produtos profissionais para salão de beleza atacado podem assegurar que todas as demandas diárias sejam entregues.

São sites gratuitos em que se pode gerenciar projetos, analisar metas e métricas, e trabalhar em equipe mesmo que cada membro esteja em um lugar diferente.

4. Horários mais flexíveis

No geral, o trabalho remoto não exige que se complete a tradicional jornada de trabalho de 8 horas por dia, ou dentro de um horário comercial.

Os gestores costumam organizar os horários de acordo com o volume de entregas diárias e o mais importante é que as atividades sejam cumpridas.

Dessa forma, a empresa pode contar com o desempenho do funcionário do Detran BA IPVA no período do dia que ele é mais produtivo.

Para isso, é preciso construir uma relação de confiança mútua entre as duas partes. A partir daí, a flexibilidade se torna vantajosa para todos.

5. Redução de atrasos

Já que o colaborador não vai precisar se locomover até o local de trabalho, o gestor não precisa mais se preocupar com atrasos.

Inclusive, isso contribui para a realização de reuniões e demais eventos coletivos. Mesmo que cada profissional se encontre em lugares diferentes, as reuniões continuam sendo viáveis.

Graças ao Google Meets e outros recursos similares, as reuniões à distância se tornaram uma realidade que, definitivamente, veio para ficar.

Vantagens do home office para funcionários

Já explicamos, em detalhes, os benefícios que o home office pode representar para as empresas.

Agora, é chegado o momento de descobrir quais são as vantagens do trabalho remoto para a categoria de trabalhadores contratados.

Segundo dados recolhidos pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), cerca de 17,8% dos brasileiros têm condições de trabalhar em regime de home office.

Isso quer dizer que menos de 1 entre cada 5 trabalhadores possuem viabilidade para tal. Nesse sentido, é preciso pensar em como tornar a adesão facilitada e considerar potenciais gastos iniciais para a implementação do home office.

Nos tópicos abaixo trazemos todas as vantagens que essa configuração de trabalho proporciona aos colaboradores, confira.

1. Mais tempo com a família

A colaboradora que trabalha com documentos para transferência de veículo PR ganha a oportunidade de ficar mais próxima dos familiares no dia a dia.

Claro que isso demanda um certo nível de organização dentro do ambiente doméstico.

Basta gerenciar bem os horários, inclusive os momentos de descanso, para se manter na companhia dos entes queridos por mais tempo do que de costume.

2. Menos tempo de locomoção

O tempo que as pessoas gastam se locomovendo diariamente é impressionantemente alto, ainda mais quando elas moram em grandes centros.

Com a ascensão do home office, ninguém é obrigado a enfrentar trânsito, filas ou transporte coletivo lotado todos os dias da semana, otimizando esse período que seria gasto.

Pelo contrário, a comodidade passa a ser a palavra de ordem. Com isso, o funcionário pode acordar, tomar café da manhã com os familiares e começar o expediente vendendo porta de vidro blindada preço se dirigindo ao cômodo ao lado.

Esse é um ponto central da qualidade de vida. O trânsito e a velocidade típicas da vida urbana dão lugar a uma rotina mais equilibrada e menos estressante.

3. Alimentação saudável

Como pode ser percebido, o modelo de trabalho remoto também ajuda nos cuidados com a saúde do trabalhador.

Além do fator da locomoção explicado acima, a alimentação tem melhoras significativas quando o corpo de colaboradores é realocado para o home office.

Isso porque torna-se possível fazer as refeições em casa, junto à família. Ou seja, as pessoas não precisam mais comprar comida de terceiros e podem recorrer a opções mais saudáveis e frescas.

O resultado é uma alimentação mais equilibrada, o que tem reflexo direto no desempenho e no bem-estar dos funcionários produtores de rolo de papelão para obra, por exemplo.

4. Autonomia

A flexibilidade de horários apontada mais acima também é uma verdade para o caso dos colaboradores.

A funcionária não precisa bater ponto. O desempenho dela é medido pela quantidade de demandas que entrega diariamente.

Desse modo, ela passa a ter liberdade para trabalhar da forma como preferir, seguindo as diretrizes determinadas pela empresa.

Além disso, ela tem a agradável possibilidade de definir os intervalos para se alimentar e descansar. É um novo tipo de liberdade para os colaboradores, naturalmente atrativa.

5. Independência nas entregas

Complementando o tópico que veio logo acima, o colaborador passa a ter o controle total das demandas e prazos previstos.

A partir daí, é tarefa dele se organizar da forma mais conveniente para atender a todas as demandas.

É claro que isso exige muita disciplina, mas não deixa de ser interessante poder trabalhar nos horários mais convenientes.

Para conseguir cumprir o que é proposto, é interessante estabelecer metas e objetivos pessoais.

Como determinar um horário específico para terminar a tarefa e fazer intervalos de frequência e duração fixas.

Vantagens para ambos

Para terminar o texto, vamos mostrar o que o home office proporciona em termos de vantagens em comum.

O trabalho pode ser remoto, mas a relação trabalhista segue consolidada como a base da atuação corporativa.

Por isso, é essencial que se compreenda como o regime de home office é benéfico para os dois lados da relação. Prossiga a leitura dos tópicos a seguir para entender melhor essa dinâmica.

1. Confiança

A partir do momento que o monitoramento das funções desempenhadas se dá por plataformas virtuais, a confiança entre gestor e funcionário precisa ser alta.

A empresa que trabalha em formato de home office demonstra segurança quanto à seriedade e a qualidade do trabalho das equipes.

Nesse contexto, os trabalhadores valorizam a postura do gestor e, em troca, ele dá novas possibilidades e perspectivas a eles.

O resultado dessa equação é uma equipe mais coesa e motivada para atender às metas e objetivos.

2. Respeito à nova Lei Trabalhista

A Reforma Trabalhista concretizada em 2019 prevê os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários a quem trabalha remotamente.

Há, inclusive, regras específicas relacionadas à infraestrutura e equipamentos necessários para que os colaboradores sejam capazes de exercer as funções sem obstáculos fora da sede física.

Ou seja, como pode se perceber, o home office passou a ser plenamente contemplado pelas leis trabalhistas vigentes em território nacional. Isso traz segurança aos trabalhadores e integridade à empresa.

Considerações finais

Por meio desse texto trouxemos os principais pontos do home office, uma tendência que definitivamente veio para ficar.

As vantagens relativas a essa modalidade de trabalho provam a importância dela para a adaptação das empresas às novas realidades que se avizinham no horizonte.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Contato//

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.