Saiba como ter sucesso com um blog na era da transformação

As estratégias para ter sucesso com um blog ficaram ainda mais evidentes depois da transformação digital ter mudado como pensamos o nosso ambiente de trabalho. Em contrapartida, a competição em todas as...

Saiba como ter sucesso com um blog na era da transformação

As estratégias para ter sucesso com um blog ficaram ainda mais evidentes depois da transformação digital ter mudado como pensamos o nosso ambiente de trabalho.

Em contrapartida, a competição em todas as principais plataformas para criar conteúdo, seja em perfis de redes sociais, e-commerces ou blogs, ficou muito maior.

Mesmo que isso seja um fato, ainda assim nós, empresários digitais, não podemos nos dar o luxo de não entrar nessa também. Como o próprio Bill Gates disse, “em alguns anos, vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócio pela internet e as que estão fora dos negócios”. E com o avanço da tecnologia, o consumo e necessidades digitais, faz com que empresas existam se elas estiverem online. Então, para nos tornarmos gigantes, precisamos dominar o espaço digital.

Por isso, vamos abordar aqui parte do caminho que você deve traçar para criar um blog corporativo para sua marca e se destacar perante a competição.

 

O que é Transformação Digital? 

Já passamos por diversas revoluções industriais, nessas épocas, várias tecnologias foram desenvolvidas para melhorar a produtividade e até a condição de trabalho das sociedades.

A transformação digital é bastante parecida com uma revolução industrial no sentido em que ambas apresentam um crescimento gigante das tecnologias, voltadas para melhorar o trabalho.

A diferença entre elas é que nada físico está sendo criado na transformação digital: os computadores e celulares, ferramentas que já existem há mais de 20 anos, agora estão recebendo milhares de novos softwares voltados para trabalho, criados de maneira acessível em larga escala.

Devido a isso, a tendência é que cada vez mais empresas ofereçam ambientes de trabalho com digitalização e o conhecimento de informática se torne algo elementar para nós.

Tenho certeza que você como empresário digital entende muito bem a importância da transformação digital e consegue vislumbrar o cenário econômico de 20 anos à frente. No qual provavelmente quase não teremos mais lojas físicas, e a internet será o ambiente de trabalho da maioria da população mundial.

Por isso, é crucial que nos atentemos às novidades tecnológicas e estejamos atualizados às mudanças na tecnologia do trabalho mais recentes.

Criar um blog hoje em dia é muito difícil? 

“Sim e não.”

Antigamente, quem criava um blog profissional eram aqueles que tinham dinheiro e muita visão empreendedora, que contratavam programadores profissionais – profissionais até escassos na época – porque viam no blog uma maneira de se relacionar com um grupo de pessoas de maneira mais profunda. Se este não fosse o caso, então a pessoa era curiosa e gostava de se aventurar na internet, aprendendo sobre códigos complexos, como o HTML, e tentava a vida assim.

Hoje em dia, podemos encontrar inúmeros templates para criar um blog com domínio próprio e editores de páginas que não exigem nenhum conhecimento de HTML, JavaScript, etc. Nesse sentido, criar um blog é bem mais simples hoje em dia. Por isso “não”, não é difícil.

No entanto, muitas empresas sacaram que os blogs profissionais eram importantes ao longo das últimas duas décadas. O conceito de “marketing de conteúdo” fica cada vez mais popular a cada dia e o empresário digital entende bem que para conquistar um público fiel na internet é necessário ensinar algo em troca.

Por isso, independentemente de qual nicho você for investir, você terá pelo menos uns três competidores de peso investindo para estabelecer a presença digital da marca. Dependendo do nicho, serão 20, 30 marcas lutando pelo mesmo espaço com um bom investimento.

Nesse sentido, “sim”, é bastante difícil criar um blog na era da transformação.

Para que serve um blog corporativo? 

Como mencionamos anteriormente, o conceito de marketing de conteúdo é absoluto na internet: as pessoas só compram online caso elas desejem muito um produto a ponto do preço e o momento não importar, caso o preço esteja em uma promoção muito atrativa, ou caso as pessoas acreditem completamente em uma marca.

Com um olhar experiente você provavelmente entende que não dá para viver de promoções e bater o preço da competição sempre. Além disso, se as pessoas desejarem um produto, elas precisarão acessar um site antes para comprá-lo… Então por que este site não seria o seu? Você apenas precisaria estar na primeira página de resultados de pesquisa do Google para todas as palavras-chave que você tente se ranquear… Parece plausível?

Eu diria que não.

Por isso, o único meio garantido que um empresário tem de fazer sucesso na internet é conquistar um público fiel; e é aí que o seu blog corporativo juntamente de perfis de rede sociais bem elaborados entram na estratégia.

É crucial que você invista em marketing de conteúdo, produza artigos de qualidade e ranquee bem no Google para estar sempre gerando tráfego e ensinando mais e mais pessoas sobre o seu nicho. Assim, elas virão até seu site para aprender com você e consequentemente comprarão os produtos que você indicar ou vender, pois o conteúdo que você oferece indica que você é uma referência em seu nicho, e que é capaz de ajudar seu público de verdade.

Dicas para fazer sucesso com um Blog Corporativo [h2]

Indo direto ao ponto, para ter sucesso com um blog você precisará de:

  1. Pesquisa sobre seu público-alvo: que tipo de conteúdo consomem e quais as dúvidas ou problemas eles têm. Você pode utilizar o Google Keyword Planner e o Ubersuggest para fazer uma busca por termos bastante procurados em seu nicho e utilizá-los como palavras-chave no seu blog.
  2. Você pode criar reviews de produtos populares para seu ramo, os quais você não vende mas sabe que são úteis. Então, poderá entrar em contato com as marcas que vendem estes produtos para se afiliar a elas e ganhar uma comissão por cada cliente que fechar uma compra clicando em um link de seu blog.
  3. Faça reviews de produtos que você vende também, sendo imparcial, honesto e transparente; não encha a bola do produto ou diga que ele é perfeito só porque você o vende. Quando for abordar um produto seu, faça até uma comparação com outro tal qual você não o venda, focando nos pontos positivos que seu produto tem, deixando sua review mais verídica e informativa para seu cliente.
  4. Produza conteúdo em vídeo também para manter o leitor mais tempo no seu blog, apreciando o conteúdo. Excesso de texto pode ser cansativo.
  5. Tenha bons copywriters, redatores e criadores de conteúdo trabalhando com você. Não necessariamente você terá uma única pessoa que fará estes três serviços, mas é possível que encontre um profissional “tudo em um”. Faça buscas em redes de freelancer, peça por um artigo específico e contrate os profissionais que melhor se saírem na fase de abordagem. Dessa maneira, você poderá encontrar mão de obra barata e dar chances para redatores iniciantes, mas de muito potencial, crescer ao seu lado sendo escritores (possivelmente exclusivos).

Ter sucesso com um blog na era da transformação pode não ser tão difícil assim 

Apenas com estas dicas você já poderá monetizar seu blog e gerar muito tráfego.

Apesar de serem apenas 5 dicas bem objetivas, o processo pode ser longo e complexo. Simplifique a sua escolha de ferramenta para criar um blog e foque-se no crescimento do seu site como um todo. Afinal de contas, é isto que trará retorno financeiro para você.

Continue seguindo também o nosso blog para receber mais dicas como essas.

E, por favor, deixe nos comentários o que achou deste texto!

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