Sentiment Analysis: insights poderosos para as suas ações

Entender o que os clientes pensam em relação ao seu negócio é muito importante para definir o que precisa ser aprimorado e o que está dando certo. Mas se você quer ir um passo além, o sentiment analysis pode...

Sentiment Analysis: insights poderosos para as suas ações

Entender o que os clientes pensam em relação ao seu negócio é muito importante para definir o que precisa ser aprimorado e o que está dando certo. Mas se você quer ir um passo além, o sentiment analysis pode ser exatamente o que você precisa.

Em português, a técnica é chamada de análise de sentimento e se aprofunda na relação do consumidor com a marca.

Mais do que simplesmente entender se aquele cliente está ou não satisfeito com um serviço prestado, também se busca compreender qual é a sua percepção sobre o negócio. Dessa maneira, melhorias podem ser feitas com mais exatidão.

Mas como essa avaliação é feita e quais benefícios pode gerar? É o que vamos descobrir!

Escute o que o seu cliente tem a dizer

Muitas pessoas dizem que o cliente é a alma de um negócio. E elas têm razão: de certa forma, um empreendimento só existe para suprir as necessidades de seu público-alvo. Sem ele, o objetivo de uma empresa é perdido.

Por esse motivo, devemos estar sempre procurando por maneiras diversificadas para escutar e entender, de fato, tudo o que os nossos consumidores têm a dizer.

O sentiment analysis aprofunda essa atividade ao utilizar ferramentas automatizadas que captam todo tipo de comentário feito sobre uma marca. Entretanto, o seu trabalho não para por aí: depois dessa etapa, é preciso analisar o que está por trás daquela crítica.

Ela é positiva ou negativa? O que motivou o usuário a fazer a publicação? O problema pode ser solucionado com facilidade ou precisará de um pouco mais de empenho?

Todas essas perguntas são feitas e, com base em suas respostas, o atendimento é prestado ao cliente.

Por exemplo, muitas vezes fazemos comentários sobre lojas e marcas nas redes sociais. Nem sempre marcamos a empresa na publicação, e mesmo assim recebemos a sua resposta. Isso faz parte da técnica que utiliza ferramentas para fazer essa captação.

Seja com um agradecimento, um pedido de desculpas ou a busca por mais informações, esse tipo de ação gera maior aproximação com o público-alvo.

Não importa se a resposta é automática ou não, o fato é que esse monitoramento fortalece relacionamentos e gera um sentimento positivo sobre a marca, mesmo que o primeiro contato tenha sido negativo.

Os insights provocados pelo sentiment analysis

De acordo com o retorno e o comentário do público, entendemos os pontos positivos e negativos de toda a estratégia comercial atual.

Assim, insights que otimizem esses processos e eliminem erros são criados de acordo com essa relação entre negócio e consumidor, o que cria uma boa percepção geral da marca.

Veja como a análise de sentimento do público pode te ajudar a melhorar o seu trabalho:

Análise do produto

Ao entender o que as pessoas pensam de sua marca, o sentiment analysis permite uma compreensão mais aprofundada de como seus produtos e serviços são recebidos pelo público-alvo.

Você está suprindo todas as necessidades de seus clientes? Existe alguma maneira de alcançar uma parte de consumidores que ainda não está satisfeita com as opções oferecidas? Em relação aos produtos já oferecidos, será que é possível melhorá-los?

Essas são apenas algumas das questões respondidas por essa análise. Até mesmo o preço, a funcionalidade, a divulgação e o design das embalagens entram em observação.

Pesquisa de mercado

Imagine uma pesquisa de satisfação e multiplique os seus resultados. É assim que funciona o sentiment analysis.

Por estar sempre observando o que as pessoas pensam e sentem em relação à marca e ao mercado em geral, você pode entender com mais exatidão como eles se comportam e quais são as suas expectativas em relação a determinado produto ou serviço.

Assim, você consegue implementar as tendências do mercado de maneira mais eficiente, obtendo excelentes resultados.

Pesquisa de competitividade

Conhecer os pontos fortes e fracos de seus concorrentes é importante para que você supra as lacunas de outros atendimentos.

O sentiment analysis fornece essas informações e facilita a criação de novas estratégias com base nesses dados. Dessa forma, você pode ter mais rapidez na hora de se destacar no mercado.

Quer continuar evoluindo o seu negócio e gerando mais resultados? Separamos um blogpost especialmente para você. Confira!

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