Esta é uma pergunta que todo nós envolvidos com Marketing Digital fizemos pelo menos uma vez. Tráfego orgânico ou tráfego pago?
Campanhas pagas (AdWords) ou trabalhar meu SEO? O que é mais rápido? O que trará mais benefícios a curto e longo prazo?
Agora devo adiantar que não existe uma resposta concreta, uma vez que o tráfego orgânico ou tráfego pago tem vantagens e desvantagens.
– Qual público deseja atingir?
– Como eles buscariam a sua empresa no Google?
– Como você deseja ser encontrado pelo usuário?
– Quem são seus concorrentes nesta busca? Como você pode se diferenciar e se destacar deles na hora da sua campanha?
Seu objetivo é outro ponto importante, que você deve ter sempre bem claro.
– O que esperar desta campanha?
Conversão, tráfego, vendas, etc. Você precisa ter um plano de ação concreto.
Analise sua página, e pense: – Meu site tem o conteúdo que as pessoas querem?
Tenha sessões definidas, um menu organizado, informações com perguntas frequentes, contato etc.
O importante aqui é o usuário ter uma navegação fácil, e que ele encontre todo o conteúdo que esteja buscando.
O usuário hoje está acostumado a encontrar rapidamente o que procura. Caso seu site esteja confuso, ele sairá rapidamente.
Sabe aquele site lento, que não abre direito?
Pois bem, já está perdendo pontos com os motores de pesquisa. Ele detecta esse problema em sua página e você perde posições por isso.
Fora a falta de usabilidade e conteúdo interessante, nada intuitivo. Aí, meu amigo, o site vai despencar de posições.
Um último detalhe é saber se o desenvolvimento de seu site é adequado para os motores de busca, com plugins de SEO, e configurações bem aceitas pelo Google.
Aqui vai alguns prós e contras de campanhas com tráfego orgânico ou tráfego pago:
O tráfego orgânico é aquele que recebemos diretamente dos buscadores, como Google. Estratégias de SEO e produção de conteúdo são a chave para iniciar e manter esse fluxo.
É possível produzir conteúdo para cada palavra-chave que deseja “rankear”.
Resultados a médio prazo – O trabalho de SEO e conteúdo de qualidade leva mais tempo para mostrar resultados.
Resultados permanentes – O tráfego orgânico leva mais tempo para ser posicionado, mas, uma vez que você alcançar as primeiras posições, ele se manterá relevante e não demandará grandes esforços.
“Grátis” – É grátis, sim, porém existe o custo de profissionais para gerar o conteúdo.
O tráfego pago, como o nome indica, é o tráfego que conseguimos por meio de anúncios (ads) com palavras-chave que selecionamos e pagamos para determinadas buscas.
É possível incluir uma grande quantidade de palavras-chave em suas mensagens.
Resultados rápidos – Uma vez que a campanha é criada, começará a aparecer no Google no minuto seguinte.
Resultados temporários – O tráfego pago desaparece quando não é realizado o pagamento.
A única maneira de manter o tráfego é ter uma estratégia de conteúdo que o sustente.
Pago por click – É pago somente quando ocorre um click (CPC).
Lembre-se de que tanto tráfego orgânico ou tráfego pago são muito importantes, e que tudo vai depender dos seus prazos, objetivos e, claro, budget. Analise bem e mãos à obra.
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