Use o Machine Learning em estratégias de Marketing Digital

A transformação digital trouxe tantas mudanças para a nossa rotina, que muitas tecnologias foram implementadas e nem nos demos conta disso. Esse é o caso do Machine Learning.Machine Learning, também conhecido...

Use o Machine Learning em estratégias de Marketing Digital

A transformação digital trouxe tantas mudanças para a nossa rotina, que muitas tecnologias foram implementadas e nem nos demos conta disso. Esse é o caso do Machine Learning.

Machine Learning, também conhecido como aprendizado da máquina, é a automação de respostas ao usuário utilizando big data e inteligência artificial.

A máquina dá sugestões de acordo com o seu histórico de dados – como quando o YouTube sugere um novo vídeo ou a Netflix seleciona filmes que você provavelmente gostaria de assistir.

Isso tudo faz parte do processo de machine learning, que utiliza a análise de dados para fazer com que os computadores tomem decisões independentes e consigam solucionar problemas específicos, sempre de forma automática.

Big data e inteligência artificial 

O machine learning é uma extensão da inteligência artificial, ou melhor, faz parte de uma das vertentes da inteligência artificial.

Ele atinge seu alto potencial ao receber uma grande quantidade de dados para analisar, por isso é ligado ao big data

O processo funciona quando há muitos dados que geram perguntas e as máquinas solucionam essas questões e entregam respostas. 

São algoritmos inteligentes, que trabalham fazendo uma varredura em todos os dados gerados diariamente, identificam padrões, chegam a soluções e realizam previsões com alta precisão.

Machine learning e o marketing digital

Para o marketing digital, o machine learning tem grande importância e valor, pois captura dados dos usuários e os utiliza para tomar decisões precisas, gerar insights e conseguir entregar soluções cada vez mais personalizadas, focadas na necessidade do público.

Com o machine learning, é possível qualificar de maneira mais precisa o perfil dos leads e prospects, identificando os MQLs e SQLs no processo de vendas em segundos.

Definir os padrões das vendas realizadas, ajudar na definição do ICP e direcionar o esforço dos vendedores – que focam em clientes potenciais com mais compatibilidade de negócios – são também vantagens do conceito.

Ao capturar todos esses dados, o machine learning possibilita uma estruturação de campanha mais certeira, atingindo o público que melhor se encaixa na solução apresentada. O resultado é mais conversão, identificação e menos taxa de churn.

Como falamos, a recomendação a partir do entendimento dos interesses do público também faz parte dessa estratégia e auxilia os profissionais de marketing na produção de novos conteúdos.

Assim, é possível torná-los mais personalizados, gerando maior valor para o público e facilitando a  escaneamento dos mecanismos de busca.

Melhore o desempenho do seu negócio

Investir no machine learning é uma ótima opção para negócios que desejam atingir maior previsibilidade em suas ações futuras. 

Afinal, a análise de dados abre portas para a criação de conteúdos e estruturação de estratégias mais precisas.

Ter algoritmos trabalhando em prol dos objetivos do seu negócio traz uma vantagem competitiva em relação à concorrência, especialmente se os dados forem usados não apenas para vender, mas também para melhorar processos internos e a produtividade.

Ao revisar esses processos, é possível reduzir os custos e garantir insights cada vez mais profundos, a partir de uma análise minuciosa.

Com o acesso a tantas informações, é possível propor reajustes, identificar gargalos e promover mudanças antecipadamente. 

Uma oportunidade para se conectar ao mundo dos dados

Para entender o conceito completo de machine learning, além de como realizar uma análise de dados eficiente, temos um convite especial para você.

Nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2021, a Layer Up realizou o Data Driven Decision, um evento online e gratuito com a participação de grandes players do mercado e especialistas em dados,  que fizeram palestras para auxiliar na implementação de uma cultura data driven nas empresas.

Ainda é possível conferir as mais de 15 horas de conteúdo exclusivo. Acesse e garanta uma ligação completa com o mundo dos dados:

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