Walter ID

O evento gerou um aumento de 188% na base total de leads e altas taxas de engajamento em posts e e-mails.

Inovação
faz parte da
nossa história

Inovação faz parte do modelo de negócio da Walter Tecnologias em Superfícies — indústria ligada ao setor de superfícies e líder do segmento no Brasil. Desde 2019, trabalhamos em parceria, impulsionando resultados e desenvolvendo um posicionamento digital com autoridade.

Em 2020, em apenas oito meses de parceria, aumentamos em 382% a captação de leads da marca, que contabilizou 347% mais leads do que o previsto no primeiro ano de contrato.

Além disso, tivemos uma redução de cerca de 97% no custo por lead, um aumento de 476% no número de visitantes qualificados e de 45% no faturamento da empresa.

Resultados de alto impacto são conquistados com uma análise minuciosa do mercado e uma equipe altamente preparada.

Com resultados tão impressionantes, em 2021, participamos ativamente do desenvolvimento da primeira edição do Walter ID, um evento online e gratuito realizado ao longo de 30 dias (de 5 de julho a 3 de agosto). O principal objetivo era apresentar as soluções oferecidas pela Walter e trazer dados e pesquisas relevantes para o setor.

A partir disso, unimos o nossa proficiência em estratégias digitais e nossa experiência em eventos com o time da Walter para definir quais pilares deveriam ser levados em consideração durante a apresentação do evento, quais passos seriam traçados e quais os principais objetivos do Walter ID — que, até o momento, ainda não tinha um nome definido.

As salas virtuais

O evento foi dividido em três salas virtuais, com 15 conteúdos inéditos e pertinentes para o setor industrial, todas elas foram definidas e mapeadas pela própria Walter. Os principais assuntos abordados foram:

01

Soluções em abrasivos

02

Soluções em limpeza industrial

03

Hall Institucional

A parceria que gera resultados

Além da participação gratuita, os usuários contaram com a presença de especialistas do setor industrial e concorreram a prêmios exclusivos. A Walter, sendo uma empresa com anos de experiência neste setor, conseguiu junto à Layer Up, mapear bem as principais curiosidades e necessidades dos usuários e trabalhar em cima delas para fortalecer a autoridade e inovação da marca.

A criação do evento

Nos anos anteriores, boa parte do orçamento da Walter era destinado a eventos presenciais, mas, com a chegada da pandemia em 2020, esse cenário mudou. A empresa precisava se reinventar e encarar o desafio de estruturar uma estratégia online para gerar leads qualificados e impulsionar suas vendas.

O primeiro passo desse novo posicionamento foi o Walter ID. Muito além de uma maneira de apresentar as últimas tendências e novidades do setor, esse evento foi pensado pelo time da Layer em parceria com a equipe da Walter para gerar awareness para a marca e seus produtos e, para isso, seguimos alguns passos importantes.

O ponto de partida…

De início, unimos nosso time e expertise Layer Up — com analistas de conteúdo, designers, gestores, customer success e analistas de planejamento — com o time de especialistas da Walter. A partir disso, realizamos sprints junto ao cliente para definirmos o briefing inicial e os próximos passos a partir dali. Entre eles, destacamos:

/ Criação e viabilização do conceito
/ Sugestão de nome
/ Sugestão de linha de conteúdo para as salas
/ Plano de comunicação
/ Estratégia de captação de leads
/ Recomendações sobre a realização do evento

Inovação faz parte
da nossa história

O mote escolhido foi “inovação faz parte da nossa história”. Logo em seguida, fizemos um estudo aprofundado para definir qual seria o nome ideal para o evento. Até o momento a escolha era “Walter World Web”, mas, depois das nossas pesquisas, identificamos que ela não transmitia de maneira clara os principais objetivos, que eram:

Impulsionar a transformação digital do mercado

Passar a imagem de empresa inovadora

Demonstrar autoridade e fomentar o segmento

Gerar awareness para a marca e os produtos

Reciprocidade/empatia: pensar nas dores público

Impulsionar a nutrição de leads

Geração de leads para ativação posterior

Walter ID

A Walter Superfícies é uma empresa com anos de tradição no setor industrial, são mais de 70 anos de história. Por isso, nada mais justo do que criar um nome que unisse o legado da empresa e representasse a constante busca por inovação. Assim surgiu o “ID”: I de indústria, identidade e impressão; e D de digital, afinal, este seria o principal evento digital dos últimos anos.

Para se relacionar ainda mais com a empresa, utilizamos as cores laranja e branco, que já são marca registrada da Walter.

Um mergulho no universo industrial

Outro ponto importante desta etapa foi definir o tema
das três salas com conteúdos exclusivos:

Soluções em abrasivos

Com trilha de conteúdos para aquecer o mercado.

Soluções em limpeza industrial

Com trilha de conteúdos para apurar os resultados e o maquinário.

Além da superfície

Hall institucional, mostrando como a Walter ajuda a sair da superfície e performar melhor.

Objetivos

Cada sala tinha como objetivo apresentar insights para os participantes, trazer soluções práticas com especialistas e gerar autoridade para a Walter.

A inscrição era feita mediante conversão simples, com nome, e-mail, cargo e empresa para futuras ativações. Durante esta etapa também buscamos possíveis nomes de influenciadores do mercado para ampliar o alcance e tornar o evento mais atrativo, assim surgiu a parceria com Messias Carvalho, do Canal Brazil Welds.

Por dentro do
Walter ID

A imersão foi uma peça-chave para a criação do Walter ID. Queríamos que os visitantes não apenas gostassem dos conteúdos apresentados, mas reconhecessem a Walter como uma empresa autoridade no assunto. Por isso, o evento foi dividido em três salas temáticas com conteúdos inéditos e completos, conheça um pouco mais sobre cada uma:

01

Hall Institucional

Ao longo do contato inicial com o evento, todos os participantes eram recebidos pelo pelo Walter, o nosso anfitrião virtual. Nesse contato, foi possível entender um pouco mais sobre a dinâmica do encontro, tornando toda a experiência mais eficiente e satisfatória.

No hall de entrada apelidado como “Além da superfície”, era possível encontrar vídeos institucionais, que explicavam sobre a iniciativa, e materiais para download, abordando temas variados como fichas técnicas, segurança com abrasivos, guia de acabamentos em aço, entre outros.

Nesse mesmo hall era possível mandar mensagens para se conectar com outros inscritos, propiciando a troca de insights valiosos no conhecido momento de networking, que se espera de todo evento.

02

Soluções em abrasivos e soldagem

Os abrasivos compõem um tema que tende a gerar muitas dúvidas e curiosidade das pessoas que atuam no setor industrial. Afinal, diferentes ferramentas utilizam esse tipo de material, por isso, é preciso entender quais são suas indicações de uso de segurança para obter resultados mais assertivos.

No Walter ID, os visitantes tinham acesso a sete conteúdos sobre o assunto, que incluíam temas como corte, acabamento, limpeza e desgaste. Aproveitamos esse momento para apresentar os produtos da marca, assim, os visitantes também puderam conhecer o catálogo de produtos da Walter e ver cada um deles em ação.

03

Soluções em limpezas de peças industriais

É de consenso geral que uma limpeza bem feita pode aumentar a vida útil dos equipamentos, assim como garantir excelentes resultados. Não à toa, no evento digital montamos uma sala específica para soluções em limpezas de peças industriais.

Ao todo, separamos seis conteúdos exclusivos sobre o tema, o que incluiu também a questão da sustentabilidade. Afinal, hoje em dia é possível encontrar uma série de soluções que preservam a natureza e ainda geram lucros para os negócios.

Na mesma sala abordamos um pouco mais sobre as soluções do catálogo da Walter e oferecemos demonstrações e explicações detalhadas sobre cada uma delas.

04

Bônus

Quem se inscreveu no evento concorreu a um brinde super especial: uma churrasqueira feita com soluções Walter, que foi fabricada por um parceiro da marca ao vivo ao longo do evento.

E quem participou do evento também recebeu um certificado atestando o seu comprometimento com a evolução industrial da Walter ID.

O plano de comunicação

Além de encontrar o melhor tom para a criação de cada peça — algo que já vinha sendo feito nos canais digitais da marca — o plano de comunicação desenvolvido pela Layer Up foi dividido em quatro fases:

/ Fase I

Pré-evento

Na primeira fase do pré-evento — de 7 a 18 de junho — estabelecemos como objetivo gerar curiosidade. Por isso, utilizamos as redes sociais, e-mail marketing e o canal da Walter no Youtube para soltar pequenas pistas do que estava por vir. Começamos também a trazer os termos "inovação" e "indústria" correlacionados em todas as peças produzidas pelo nosso time.

Na hora de criar os e-mails que seriam disparados durante esse período, também criamos um copy com gatilhos mentais de curiosidade, como “em breve” e “novidades”. Enquanto isso, no canal do Youtube, compartilhamos um teaser produzido especialmente com elementos de identidade do Walter ID.

/ Fase II

Pré-evento

Na segunda fase, ainda durante o período de pré-evento, o objetivo era tornar o Walter ID atrativo para o público. Com base nisso, criamos diversas peças para todos os canais da empresa, baseado em um calendário de publicações, desenvolvido pelo nosso time de Planejamento.

Na prática

Realizamos posts de divulgação do evento, apresentando a agenda e benefícios da participação com uma contagem regressiva, todos eles com CTAs estrategicamente posicionadas, levando para a Landing Page de inscrição.

Enquanto os primeiros e-mails eram disparados para a base atual de leads, após a inscrição, nosso time de Mídia e Performance entrava em ação enviando outros temas: um e-mail de confirmação, um com a pesquisa “O que você espera ver no evento” e um lembrete, um dia antes, para avisar sobre o início do Walter ID — todos desenvolvidos pelo time de Conteúdo Layer Up.

No Youtube, produzimos e compartilhamos o teaser oficial de divulgação do Walter ID. Acrescentamos um banner no site com pop up para inscrição e realizamos a divulgação da parceria com influenciadores e nomes relevantes do mercado. Além disso, também criamos uma ação com estratégia de bonificação para quem indicasse mais clientes.

/ Fase III

Durante a realização

O Walter ID começou oficialmente no dia 5 de julho, como um evento de longa duração. Logo de início, desenvolvemos um filtro para os stories do Instagram e, durante todo o mês de julho e agosto, continuamos com posts e disparos de e-mails semanalmente, para continuar promovendo a entrada de leads, engajar e estimular os inscritos a acompanhar o evento.

Também seguimos a estratégia proposta junto aos influenciadores, com posts semanais em parceria com eles, tanto nas redes sociais de cada um, quanto nas redes da Walter.

/ Fase IV

Pós-evento

Após o término do evento, continuamos a divulgação do Walter ID, mas, desta vez, trouxemos depoimentos e apresentamos o que aconteceu durante o evento, com o objetivo de ativar a base cadastrada no fluxo de automação oficial. A partir disso, coletamos, separamos e desenvolvemos:

/ Depoimentos de participantes colhidos em pesquisa NPS para reforçar qualidade do evento e inspirar participação em edições futuras

/ Um e-mail de agradecimento junto com o envio de pesquisa NPS e feedback por escrito

/ Desses feedbacks positivos, fizemos posts para as redes da Walter

/ Certificado de participação para estimular compartilhamento nas redes sociais com marcação do @waltertecnologias.

Além disso, cinco usuários foram sorteados para ter uma consultoria de inovação Walter em suas empresas e também produzimos um blog post completo, apresentando tudo o que aconteceu no evento.

A primeira edição do Walter ID foi um grande SUCESSO.

Os resultados

Ao todo, foram 30 dias de muitas trocas de experiências que resultaram em momentos extremamente especiais, com muito conhecimento, informações pertinentes e soluções de qualidade.

Ao todo, o evento gerou 3.939 inscrições, com uma taxa de conversão de 11%. Além disso, 23% dos cadastros feitos no evento se tornaram leads qualificados, o que demonstra a assertividade das ações para a principal meta do projeto da Walter. É interessante apontar também que um em cada quatro inscritos vieram das ações de co-marketing com parceiros convidados.

E por falar em divulgação, todas as peças usadas na campanha tiveram altas taxas de engajamento, inclusive, as newsletters, com destaque para a taxa de abertura e cliques que ficou em 27% e 15%, respectivamente.

3.939

inscrições

11%

em taxa de conversão

23%

leads qualificados

De todas as etapas, podemos destacar os disparos de confirmação, pesquisa e satisfação, certificado pós-evento e também com materiais de nutrição para todos que assistiram o Walter ID. Tudo isso confirma a utilização de bases mais segmentadas e reforça a necessidade de trazer um contexto mais claro antes de um disparo importante.

Os posts patrocinados no Facebook, Instagram e Linkedin também performaram muito bem, gerando impressões, cliques e conversões com custo reduzido. No Facebook e Instagram os objetivos foram engajamento na primeira fase e tráfego e conversão na segunda fase. Enquanto, no Linkedin, os objetivos foram campanhas de conversão na primeira fase, com acréscimo de campanhas de tráfego na segunda fase, levando para a Landing Page de inscrição.

O que vem Depois

O evento e todo o trabalho desenvolvido com a Walter ao longo desses anos demonstrou a importância de contar com ações on e off para alcançar e converter mais leads qualificados. Ações digitais realmente dão certo quando há uma incrível troca por trás de cada estratégia.

O trabalho desenvolvido entre a Layer Up e a Walter Tecnologias em Superfícies não apenas apresentou a necessidade de empresas e marcas investirem cada vez mais no digital, como também apontou como um evento digital bem estruturado e planejado é capaz de gerar insights e resultados poderosos.

Estamos muito contentes com todo o resultado gerado pelo Walter ID e mal podemos esperar para os eventos que estão por vir. Com certeza vamos continuar revolucionando o digital juntos, afinal, a inovação faz parte da nossa história.

Outros cases

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